Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Glauciane | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Glauciane. Como alunos considerados indisciplinados se transformam ao longo da trajetória escolar: um estudo de caso. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho traz como temática a questão da indisciplina escolar e como essa atitude se encontra no dia a dia, em situações diversas do ambiente escolar. Os objetivos específicos são: caracterizar o que se considera indisciplina no ambiente escolar; analisar as consequências que a indisciplina produz na sala de aula; identificar o posicionamento das professoras acerca da indisciplina de alunos; refletir sobre a indisciplina como construção social que constitui nas relações sociais. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professoras dos alunos, observação naturalista dos participantes e relatório de estágio obrigatório. Os resultados da pesquisa de base qualitativa foram encontrados com base nas respostas das professoras e em conjunto com os autores Piaget, Winnicott e Vygotsky, evidenciando-se a sua concepção acerca do tema. Com essa pesquisa, foi possível perceber que a indisciplina no ambiente escolar pode estar relacionada a fatores externos à realidade escolar. Nota-se também que alguns alunos podem adquirir maturidade e se transformar ao longo da vida escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | Como alunos considerados indisciplinados se transformam ao longo da trajetória escolar : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-22T11:14:05Z | - |
dc.date.available | 2018-08-22T11:14:05Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-20 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20567 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|