Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20336
Título: | Discursos teóricos, concepções educacionais e modalidades pedagógicas na Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação - CONANE |
Autor(es): | Silva, Natália de Oliveira |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Educação inovadora Inovações educacionais |
Data de apresentação: | 23-Fev-2018 |
Data de publicação: | 29-Jun-2018 |
Referência: | SILVA, Natália de Oliveira. Discursos teóricos, concepções educacionais e modalidades pedagógicas na Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação - CONANE. 2018. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O trabalho a seguir tem o objetivo de investigar as concepções educacionais apresentadas por diferentes agentes do movimento de educação alternativa e inovadora, no início do século XXI, participantes das três edições da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação – CONANE. A intenção deste trabalho também é problematizar os resultados obtidos para facilitar a visualização das diferentes tendências encontradas. A metodologia realizada foi a pesquisa qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, transcrição de áudios, dinâmicas conversacionais, entrevistas e análise de redes sociais por descritores. A referência bibliográfica apresenta uma discussão crítica alicerçada nos autores José Carlos Libâneo (2005 e 2014), Tathyana Barrera (2016) e Moacyr Gadotti (2000), para citar alguns. Identificamos na pesquisa que a CONANE caminha para a predominância de três discursos teóricos: as teorias críticas, especialmente a Teoria Histórico-Cultural; as teorias pós-modernas, entre elas o Pós-Estrutruralismo, e as teorias pós-coloniais e decoloniais, que dialogam principalmente com a Teoria da Complexidade e com a militância intersetorial. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.