Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Silva, Natália de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Natália de Oliveira. Discursos teóricos, concepções educacionais e modalidades pedagógicas na Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação - CONANE. 2018. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho a seguir tem o objetivo de investigar as concepções educacionais apresentadas por diferentes agentes do movimento de educação alternativa e inovadora, no início do século XXI, participantes das três edições da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação – CONANE. A intenção deste trabalho também é problematizar os resultados obtidos para facilitar a visualização das diferentes tendências encontradas. A metodologia realizada foi a pesquisa qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, transcrição de áudios, dinâmicas conversacionais, entrevistas e análise de redes sociais por descritores. A referência bibliográfica apresenta uma discussão crítica alicerçada nos autores José Carlos Libâneo (2005 e 2014), Tathyana Barrera (2016) e Moacyr Gadotti (2000), para citar alguns. Identificamos na pesquisa que a CONANE caminha para a predominância de três discursos teóricos: as teorias críticas, especialmente a Teoria Histórico-Cultural; as teorias pós-modernas, entre elas o Pós-Estrutruralismo, e as teorias pós-coloniais e decoloniais, que dialogam principalmente com a Teoria da Complexidade e com a militância intersetorial. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inovadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.title | Discursos teóricos, concepções educacionais e modalidades pedagógicas na Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação - CONANE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-06-29T14:57:43Z | - |
dc.date.available | 2018-06-29T14:57:43Z | - |
dc.date.submitted | 2018-02-23 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20336 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|