Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20327
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NathaliaCoelhoDeSouza_tcc.pdf692,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorSouza, Nathalia Coelho-
dc.identifier.citationSOUZA, Nathalia Coelho. Professor iniciante e formação inicial: reflexões para o exercício da docência. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir a relação entre a formação inicial e início da docência a partir da perspectiva de professores iniciantes. Para tanto, analisa as respostas de professores iniciantes na rede pública do Distrito Federal à questão sobre elementos formativos relevantes para a aprendizagem da docência durante o início do seu processo e formação. Tivemos como referencial teórico, estudos sobre as perspectivas de formação inicial,dando destaque para as propostas do curso de Pedagogia para a formação de professores. Realizamos uma abordagem qualitativa e análise empírica, com o objetivo de refletir sobre as respostas dadas a um questionário aplicado entre os anos de 2014-2015 a um total de 385 professores do DF.Para efeito desta monografia, dentre os eixos abordados no questionário, apresentou-se aqui o eixo “Aprendizagem da docência”,levando em conta a experiência do educador que está inserido em um processo educativo. Concluiu-se que os cursos de formação inicial são de suma importância para o desenvolvimento da identidade do docente, assim como na sua prática profissional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDocência em formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessor iniciantept_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleProfessor iniciante e formação inicial : reflexões para o exercício da docênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-28T15:28:14Z-
dc.date.available2018-06-28T15:28:14Z-
dc.date.submitted2017-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20327-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.