Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Souza, Nathalia Coelho | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Nathalia Coelho. Professor iniciante e formação inicial: reflexões para o exercício da docência. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir a relação entre a formação inicial e início da docência a partir da perspectiva de professores iniciantes. Para tanto, analisa as respostas de professores iniciantes na rede pública do Distrito Federal à questão sobre elementos formativos relevantes para a aprendizagem da docência durante o início do seu processo e formação. Tivemos como referencial teórico, estudos sobre as perspectivas de formação inicial,dando destaque para as propostas do curso de Pedagogia para a formação de professores. Realizamos uma abordagem qualitativa e análise empírica, com o objetivo de refletir sobre as respostas dadas a um questionário aplicado entre os anos de 2014-2015 a um total de 385 professores do DF.Para efeito desta monografia, dentre os eixos abordados no questionário, apresentou-se aqui o eixo “Aprendizagem da docência”,levando em conta a experiência do educador que está inserido em um processo educativo. Concluiu-se que os cursos de formação inicial são de suma importância para o desenvolvimento da identidade do docente, assim como na sua prática profissional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência em formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professor iniciante | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | Professor iniciante e formação inicial : reflexões para o exercício da docência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-06-28T15:28:14Z | - |
dc.date.available | 2018-06-28T15:28:14Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20327 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|