Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20310
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DayseGoncalvesMartins_tcc.pdf730,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desinteresse nas aulas de Educação Física Escolar : reflexões sobre a prática pedagógica para adolescentes
Autor(es): Martins, Dayse Gonçalves
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Educação física (Ensino médio)
Motivação na educação
Data de apresentação: 13-Nov-2017
Data de publicação: 27-Jun-2018
Referência: MARTINS, Dayse Gonçalves. O desinteresse nas aulas de Educação Física Escolar: reflexões sobre a prática pedagógica para adolescentes. 2017. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Duas Estradas-PB, 2017.
Resumo: O presente estudo, intitulado: "O desinteresse nas aulas de Educação Física Escolar: reflexões sobre a prática pedagógica para adolescentes" apresentou como objetivo principal identificar quais os fatores que expliquem o desinteresse dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física na Escola Professora Joana Honório da Silveira Moura em Angicos-RN.Tratou-se de uma pesquisa que se caracterizou pelo uso do método descritivo analítico, fazendo uso de um grupo focal de trinta alunos com conversa e questionário com perguntas fechadas, de forma escrita. Para uma contextualização em aspectos nacionais, foi utilizado um aporte teórico o qual objetivou promover cientificidade ao estudo realizado além de inseri-lo dentro de um contexto maior. Como resultados foi identificado que os alunos nem sempre se percebem como faltosos e que se identificam muito dentro do contexto e das práticas de Educação Física. O professor foi percebido como um facilitador e que tem boas relações com o alunado. No entanto, foram apontados como problemas algumas práticas pedagógicas, tais como: conteúdos repetitivos, aulas não diversificadas além da falta de recursos. Sendo que essa realidade só poderá ser superada a partir de uma ação de reflexão dos seus agentes principais e de uma melhoria nos materiais e infraestrutura utilizada nas aulas de Educação Física.
Abstract: The present study, entitled "Disinterest in the School Physical Education classes: reflections on the pedagogical practice for adolescents" presented as main objective to identify which factors explain the disinterest of the students of the High School in the classes of Physical Education in the School Professor Joana Honório da Silveira Moura in Angicos-RN. It was a research that was characterized by the use of the analytical descriptive method, making use of a focus group of thirty students with conversation and questionnaire with closed questions, in written form. For a contextualization in national aspects, a theoretical contribution was used which aimed to promote scientificity to the study carried out besides inserting it within a larger context. As results it was identified that the students do not always perceive themselves as lacking and that they identify much within the context and the practices of Physical Education. The teacher was perceived as a facilitator and has good relations with the student. However, some pedagogical practices were identified as problems, such as: repetitive content, non-diversified classes beyond lack of resources. Being that this reality can be overcome only from a reflection action of its main agents and of an improvement in the materials and infrastructure used in the classes of Physical Education.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons