Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarciaGeordaniaAlvesAraujo_tcc.pdf264,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias didáticas e pedagógicas para a formação de leitores no ensino fundamental
Autor(es): Araújo, Márcia Geordânia Alves
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Crianças - livros e leitura
Interesses na leitura
Letramento
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Jun-2018
Referência: ARAÚJO, Márcia Geordânia Alves. Estratégias didáticas e pedagógicas para a formação de leitores no ensino fundamental. 2016. n.p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho investigou as estratégias didáticas e pedagógicas que auxiliam na formação de leitores. Pautamos o trabalho em Albuquerque (2006) e Soares (2002) para a conceituação de alfabetização e letramento. Em relação às estratégias que auxiliam na formação de leitores, recorremos a Solé (1998); Brandão (2005), entre outros autores, que defendem que a compreensão deve ser um objeto de ensino e aprendizagem. No que concerne à metodologia adotada no estudo, acompanhamos a prática de uma professora do 3º ano do ciclo I em uma escola pública do Distrito Federal no primeiro semestre de 2016. Optamos, amparados por Vianna (2003), pela observação participante e pela Análise de Conteúdo Temática, conforme Bardin (1977). Como resultados ilustrativos da pesquisa, percebemos que a professora, predominantemente, leu para os alunos e também solicitava que estes lessem para ela a fim de ser avaliada a fluência. Chamou-nos a atenção, também, o fato de a compreensão leitora ocorrer, essencialmente, no final da exploração do texto. Em poucos momentos a docente lançou mão de estratégias de leitura antes e durante essa atividade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons