Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Araújo, Márcia Geordânia Alves | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Márcia Geordânia Alves. Estratégias didáticas e pedagógicas para a formação de leitores no ensino fundamental. 2016. n.p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou as estratégias didáticas e pedagógicas que auxiliam na
formação de leitores. Pautamos o trabalho em Albuquerque (2006) e Soares (2002)
para a conceituação de alfabetização e letramento. Em relação às estratégias que
auxiliam na formação de leitores, recorremos a Solé (1998); Brandão (2005), entre
outros autores, que defendem que a compreensão deve ser um objeto de ensino e
aprendizagem. No que concerne à metodologia adotada no estudo, acompanhamos
a prática de uma professora do 3º ano do ciclo I em uma escola pública do Distrito
Federal no primeiro semestre de 2016. Optamos, amparados por Vianna (2003),
pela observação participante e pela Análise de Conteúdo Temática, conforme Bardin
(1977). Como resultados ilustrativos da pesquisa, percebemos que a professora,
predominantemente, leu para os alunos e também solicitava que estes lessem para
ela a fim de ser avaliada a fluência. Chamou-nos a atenção, também, o fato de a
compreensão leitora ocorrer, essencialmente, no final da exploração do texto. Em
poucos momentos a docente lançou mão de estratégias de leitura antes e durante
essa atividade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - livros e leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interesses na leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.title | Estratégias didáticas e pedagógicas para a formação de leitores no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-06-12T14:00:53Z | - |
dc.date.available | 2018-06-12T14:00:53Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20259 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|