Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarciaGeordaniaAlvesAraujo_tcc.pdf264,03 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorAraújo, Márcia Geordânia Alves-
dc.identifier.citationARAÚJO, Márcia Geordânia Alves. Estratégias didáticas e pedagógicas para a formação de leitores no ensino fundamental. 2016. n.p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investigou as estratégias didáticas e pedagógicas que auxiliam na formação de leitores. Pautamos o trabalho em Albuquerque (2006) e Soares (2002) para a conceituação de alfabetização e letramento. Em relação às estratégias que auxiliam na formação de leitores, recorremos a Solé (1998); Brandão (2005), entre outros autores, que defendem que a compreensão deve ser um objeto de ensino e aprendizagem. No que concerne à metodologia adotada no estudo, acompanhamos a prática de uma professora do 3º ano do ciclo I em uma escola pública do Distrito Federal no primeiro semestre de 2016. Optamos, amparados por Vianna (2003), pela observação participante e pela Análise de Conteúdo Temática, conforme Bardin (1977). Como resultados ilustrativos da pesquisa, percebemos que a professora, predominantemente, leu para os alunos e também solicitava que estes lessem para ela a fim de ser avaliada a fluência. Chamou-nos a atenção, também, o fato de a compreensão leitora ocorrer, essencialmente, no final da exploração do texto. Em poucos momentos a docente lançou mão de estratégias de leitura antes e durante essa atividade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - livros e leiturapt_BR
dc.subject.keywordInteresses na leiturapt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.titleEstratégias didáticas e pedagógicas para a formação de leitores no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-12T14:00:53Z-
dc.date.available2018-06-12T14:00:53Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20259-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons