Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RuteCristinaRodrigues_tcc.pdf819,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O que os bebês fazem na creche?
Autor(es): Rodrigues, Rute Cristina
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Creches
Educação de crianças
Lactentes
Interação social em crianças
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 4-Mai-2018
Referência: RODRIGUES, Rute Cristina. O que os bebês fazem na creche? 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as interações triádicas entre professora-bebê de zero a um ano-objeto em atividades lúdicas na creche, descrevendo o papel representado por cada um dos elementos dessa tríade. Adotamos a visão de creche como sendo um local de aprendizado e cuidado, desenvolvimento e interações diversas. Trazemos a pesquisa realizada em duas creches públicas conveniadas do Distrito Federal, que recebiam crianças de baixa renda. Para realização da pesquisa foram feitas observações e gravações de quatro sessões de cinco minutos, duas em cada uma das creches 1 e 2. Utilizamos o sumário de cada sessão para destacar os papéis das professoras, dos bebês e da materialidade das creches estudadas. Relacionamos a pesquisa com a visão de teóricos como Bruner, Rodriguez, Elkonin, entre outros, e as propostas e determinações que o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal – Caderno da Educação Infantil. Com base nessa relação prática e teórica concluímos que o cuidar e educar no ambiente da creche e a presença do lúdico nas atividades e interações entre professora-bebê-objeto são fundamentais para o desenvolvimento infantil. A professora teve o papel de incluir a criança pequena desde muito cedo num ambiente organizado e propício a suas interações com o mundo. Os bebês tiveram o papel ativo nas atividades propostas e a materialidade foi o meio mediador dessa relação professora/bebê.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20049
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons