Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20049
Título: | O que os bebês fazem na creche? |
Autor(es): | Rodrigues, Rute Cristina |
Orientador(es): | Cavaton, Maria Fernanda Farah |
Assunto: | Creches Educação de crianças Lactentes Interação social em crianças |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 4-Mai-2018 |
Referência: | RODRIGUES, Rute Cristina. O que os bebês fazem na creche? 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar as interações triádicas entre professora-bebê de zero a um ano-objeto em atividades lúdicas na creche, descrevendo o papel representado por cada um dos elementos dessa tríade. Adotamos a visão de creche como sendo um local de aprendizado e cuidado, desenvolvimento e interações diversas. Trazemos a pesquisa realizada em duas creches públicas conveniadas do Distrito Federal, que recebiam crianças de baixa renda. Para realização da pesquisa foram feitas observações e gravações de quatro sessões de cinco minutos, duas em cada uma das creches 1 e 2. Utilizamos o sumário de cada sessão para destacar os papéis das professoras, dos bebês e da materialidade das creches estudadas. Relacionamos a pesquisa com a visão de teóricos como Bruner, Rodriguez, Elkonin, entre outros, e as propostas e determinações que o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal – Caderno da Educação Infantil. Com base nessa relação prática e teórica concluímos que o cuidar e educar no ambiente da creche e a presença do lúdico nas atividades e interações entre professora-bebê-objeto são fundamentais para o desenvolvimento infantil. A professora teve o papel de incluir a criança pequena desde muito cedo num ambiente organizado e propício a suas interações com o mundo. Os bebês tiveram o papel ativo nas atividades propostas e a materialidade foi o meio mediador dessa relação professora/bebê. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20049 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons