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https://bdm.unb.br/handle/10483/20047
Título: | Práticas pedagógicas na educação infantil : o desenho livre em sala de aula |
Autor(es): | Santos, Géssica Souza |
Orientador(es): | Cavaton, Maria Fernanda Farah |
Assunto: | Educação de crianças Práticas pedagógicas Desenho infantil Crianças - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 4-Mai-2018 |
Referência: | SANTOS, Géssica Souza. Práticas pedagógicas na educação infantil: o desenho livre em sala de aula. 2017. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar as significações dadas pelas crianças de 4 a 5 anos ao desenhar livremente em atividades pedagógicas de reconto de histórias em sala de aula do Jardim I. Consideramos a criança pequena como um ser protagonista de seus pensamentos, imaginação e de suas criações gráficas, portanto o desenho é uma prática recorrente nas salas de aulas da faixa etária pesquisada. No referencial teórico a pesquisa buscou desenvolver um breve histórico da Educação Infantil no mundo e no Brasil, seguido dos aspectos teóricos do desenho infantil como prática pedagógica. O contexto pesquisado foi uma sala de aula do Jardim I, localizado em uma região administrativa do Distrito Federal, cujos participantes foram cinco crianças com idade entre quatro e cinco anos. As atividades realizadas em sala foram elaboradas previamente e descritas no diário de bordo. Foram organizadas três sessões de contação de histórias e posterior reconto delas por meio da produção de desenhos pelas crianças. Os resultados da pesquisa sugerem que o ato de desenhar era apreciado pelas crianças, estas se divertiram quando desenhavam e desencadeavam processos de imaginação, além de irem buscar em suas vivências os elementos da memória. Por fim, o desenvolvimento dessa pesquisa nos mostra como o desenho enquanto prática pedagógica é importante para o desenvolvimento infantil em que a imaginação, criações gráficas e suas significações afirmam que as crianças são protagonistas de suas obras. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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