Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cavaton, Maria Fernanda Farah | - |
dc.contributor.author | Santos, Géssica Souza | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Géssica Souza. Práticas pedagógicas na educação infantil: o desenho livre em sala de aula. 2017. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar as significações dadas pelas crianças de 4 a 5 anos ao desenhar livremente em atividades pedagógicas de reconto de histórias em sala de aula do Jardim I. Consideramos a criança pequena como um ser protagonista de seus pensamentos, imaginação e de suas criações gráficas, portanto o desenho é uma prática recorrente nas salas de aulas da faixa etária pesquisada. No referencial teórico a pesquisa buscou desenvolver um breve histórico da Educação Infantil no mundo e no Brasil, seguido dos aspectos teóricos do desenho infantil como prática pedagógica. O contexto pesquisado foi uma sala de aula do Jardim I, localizado em uma região administrativa do Distrito Federal, cujos participantes foram cinco crianças com idade entre quatro e cinco anos. As atividades realizadas em sala foram elaboradas previamente e descritas no diário de bordo. Foram organizadas três sessões de contação de histórias e posterior reconto delas por meio da produção de desenhos pelas crianças. Os resultados da pesquisa sugerem que o ato de desenhar era apreciado pelas crianças, estas se divertiram quando desenhavam e desencadeavam processos de imaginação, além de irem buscar em suas vivências os elementos da memória. Por fim, o desenvolvimento dessa pesquisa nos mostra como o desenho enquanto prática pedagógica é importante para o desenvolvimento infantil em que a imaginação, criações gráficas e suas significações afirmam que as crianças são protagonistas de suas obras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas na educação infantil : o desenho livre em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-04T13:07:53Z | - |
dc.date.available | 2018-05-04T13:07:53Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20047 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|