Título: | Objetificação x empoderamento : a representação feminina nas trilogias Atelier e Dragon Age |
Autor(es): | Breves, Driele Andrade |
Orientador(es): | Schwantes, Cíntia Carla Moreira |
Assunto: | Empoderamento Feminismo Machismo Vídeo games |
Data de apresentação: | 11-Dez-2017 |
Data de publicação: | 18-Abr-2018 |
Referência: | BREVES, Driele Andrade. Objetificação x empoderamento: a representação feminina nas trilogias Atelier e Dragon Age. 2017. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Inglês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Esse trabalho discute a imagem da mulher nos videogames através da comparação entre as abordagens adotadas por duas franquias famosas em suas representações de personagens femininas: uma emancipadora (Dragon Age) e outra, muito mais frequente, que é a degradante (Atelier – Saga Arland), para expor o machismo presente nos pequenos detalhes de como são retratadas as personagens femininas em uma das franquias em relação aos pequenos detalhes que dão um caráter mais empoderador às mulheres na outra. Embora os jogos sejam bem diferentes entre si em aspectos estéticos, é importante ressaltar que a escolha por cada tipo de gráfico não foi feita aleatoriamente, pois atende à imagem que cada empresa desenvolvedora queria imputar à sua franquia, e, portanto, não impossibilita a comparação entre ambas. O trabalho foca nas personagens femininas, suas histórias, personalidades, habilidades e aparência física, para exemplificar qual a imagem que os desenvolvedores provavelmente quiseram passar do gênero feminino. |
Abstract: | This paper discusses the picture of women in videogames by contrasting the approaches chosen by two famous franchises regarding their representation of female characters: a liberating one (Dragon Age) and another, much more recurrent, which is derogatory (Atelier - Saga Arland), to bare the sexism present in the small details of how women are portrayed in one of the franchises compared to the small details which give a more empowering character to the women of the other one. Although the games differ greatly regarding aesthetic aspects, it is important to highlight that the graphic choice was not made randomly, as it meets the image each development group wished to bestow upon their franchise, and, thus, does not impair comparison. The paper focuses on female characters, their backgrounds, personalities, abilities and physical appearance, as to exemplify what manner of picture the developers likely wanted to convey of the female genre. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2017. |
Aparece na Coleção: | Letras - Inglês
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