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dc.contributor.advisorSchwantes, Cíntia Carla Moreira-
dc.contributor.authorBreves, Driele Andrade-
dc.identifier.citationBREVES, Driele Andrade. Objetificação x empoderamento: a representação feminina nas trilogias Atelier e Dragon Age. 2017. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Inglês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho discute a imagem da mulher nos videogames através da comparação entre as abordagens adotadas por duas franquias famosas em suas representações de personagens femininas: uma emancipadora (Dragon Age) e outra, muito mais frequente, que é a degradante (Atelier – Saga Arland), para expor o machismo presente nos pequenos detalhes de como são retratadas as personagens femininas em uma das franquias em relação aos pequenos detalhes que dão um caráter mais empoderador às mulheres na outra. Embora os jogos sejam bem diferentes entre si em aspectos estéticos, é importante ressaltar que a escolha por cada tipo de gráfico não foi feita aleatoriamente, pois atende à imagem que cada empresa desenvolvedora queria imputar à sua franquia, e, portanto, não impossibilita a comparação entre ambas. O trabalho foca nas personagens femininas, suas histórias, personalidades, habilidades e aparência física, para exemplificar qual a imagem que os desenvolvedores provavelmente quiseram passar do gênero feminino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpoderamentopt_BR
dc.subject.keywordFeminismopt_BR
dc.subject.keywordMachismopt_BR
dc.subject.keywordVídeo gamespt_BR
dc.titleObjetificação x empoderamento : a representação feminina nas trilogias Atelier e Dragon Agept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T12:01:32Z-
dc.date.available2018-04-18T12:01:32Z-
dc.date.submitted2017-12-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19957-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper discusses the picture of women in videogames by contrasting the approaches chosen by two famous franchises regarding their representation of female characters: a liberating one (Dragon Age) and another, much more recurrent, which is derogatory (Atelier - Saga Arland), to bare the sexism present in the small details of how women are portrayed in one of the franchises compared to the small details which give a more empowering character to the women of the other one. Although the games differ greatly regarding aesthetic aspects, it is important to highlight that the graphic choice was not made randomly, as it meets the image each development group wished to bestow upon their franchise, and, thus, does not impair comparison. The paper focuses on female characters, their backgrounds, personalities, abilities and physical appearance, as to exemplify what manner of picture the developers likely wanted to convey of the female genre.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



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