Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19387
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThomasBluntPortellaDeAguiar_tcc.pdf3,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Filosofia da educação : uma discussão sobre sua identidade e constituição como disciplina no Brasil
Autor(es): Aguiar, Thomas Blunt Portella de
Orientador(es): Weller, Wivian
Assunto: Educação - filosofia
Pedagogia
Data de apresentação: 6-Dez-2016
Data de publicação: 16-Fev-2018
Referência: AGUIAR, Thomas Blunt Portella de. Filosofia da educação: uma discussão sobre sua identidade e constituição como disciplina no Brasil. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho pretende apresentar um panorama histórico do desenvolvimento da disciplina Filosofia da Educação, compreendida como um componente curricular dos cursos de Pedagogia no Brasil. Este desenvolvimento é abordado a partir de sua institucionalização como disciplina dos cursos de magistério nos anos 1930 em razão das reformas no sistema educacional empreendidas por Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo. Busca-se apresentar a trajetória histórica da disciplina no país em um contexto mais amplo, a incluir a discussão sobre a constituição de uma ciência da educação e sua influência no desenvolvimento dos estudos em educação em nível universitário. Este trabalho também busca abordar a constituição da Filosofia da Educação como um campo de pesquisa no país e as tendências teóricas que se apresentaram desde os anos 1970, período de surgimento dos primeiros programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil que é considerado um marco importante nesta direção. O trabalho traz ainda algumas informações acerca das características apresentadas pela disciplina Filosofia da Educação presente como componente curricular nos cursos de Pedagogia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons