Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mella, José Luiz Villar | - |
dc.contributor.author | Sena, Wanessa Ferreira de | - |
dc.identifier.citation | SENA, Wanessa Ferreira de. Inserção e permanência do negro nas escolas básicas do DF. 2016. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O contexto em que a escola foi criada, nos moldes das instituições totais e transformada em instituição de ensino, colocou sobre ela a responsabilidade e a necessidade de trazer para a sala de aula uma variedade de cultura e uma proposta multicultural, a implementação da lei 10.639 e o reconhecimento do trabalho efetivo da identidade cultural. A cultura e a história negra são trabalhadas somente na semana da consciência negra, como se os negros não fossem participantes reais da construção da nossa sociedade. Este trabalho tem como objetivo abordar, sob a percepção do negro, a influência da estruturação das instituições escolares. No que se expressa e se manifesta também no trabalho das escolas quanto ao conteúdo referente à cultura afro-brasileira, e a África no cotidiano. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, etnográfica e entrevistas semi estruturadas para criar-se um relatório de observação, em três instituições públicas de ensino fundamental do DF, com o objetivo especifico de se traçar uma linha de raciocínio para compreender a falta de identificação histórica das crianças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | Inserção e permanência do negro nas escolas básicas do DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T11:25:43Z | - |
dc.date.available | 2018-02-16T11:25:43Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19384 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The context in which the school was created, along the lines of the institutions and transformed into educational institution, placed on the institution the responsibility and the need to bring to the classroom a variety of culture and a multicultural proposal , the implementation of law 10,639 and the recognition of effective cultural identity work . The culture and black history are worked only in “Black Awareness Day”, as if blacks were not real participants of the construction of our society. This study deals with the influence of the structure of school Institutions through the perception of black people. Also the study aims to observe the work in schools on the content of the afro-brazilian culture and daily life in Africa. | pt_BR |
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