Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19289
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlexandreWillikNeto.pdf3,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de filtros de Kalman aplicados à estimação de estados em um processo de quatro tanques
Autor(es): Willik Neto, Alexandre
Orientador(es): Tognetti, Eduardo Stockler
Assunto: Filtro de Kalman
Controladores (Engenharia mecatrônica)
Data de apresentação: Jul-2017
Data de publicação: 7-Fev-2018
Referência: WILLIK NETO, Alexandre. Estudo de filtros de Kalman aplicados à estimação de estados em um processo de quatro tanques. 2017. x, 98 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Aplicação de filtros de Kalman - a saber, o filtro de Kalman tradicional, em suas formas recursiva e estacionária, o filtro de Kalman estendido e o filtro de Kalman fuzzy - na estimação de estados de um processo não-linear de quatro tanques de líquido. Comparação do desempenho dos filtros, tomando a acurácia de estimação como critério de qualidade. Análise de robustez dos filtros diante de incertezas relacionadas aos ruídos de processo e de medição.
Abstract: Application of Kalman Filters - continuous and discrete Kalman fillter, extended Kalman filter and fuzzy Kalman filter - on state estimation for a nonlinear four tank process. Performance comparison of the filters, considering the estimation accuracy as the quality criterion. Robustness analysis of the filters regarding uncertainties related to the process and sensor noises.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons