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https://bdm.unb.br/handle/10483/19239
Título: | Controle de movimento de um robô móvel não-holonômico com tração diferencial |
Autor(es): | Porto, Letícia Helena Silva |
Orientador(es): | Borges, Geovany Araújo |
Assunto: | Robótica Robôs móveis Controladores (Engenharia mecatrônica) |
Data de apresentação: | Jul-2017 |
Data de publicação: | 1-Fev-2018 |
Referência: | PORTO, Letícia Helena Silva. Controle de movimento de um robô móvel não-holonômico com tração diferencial. 2017. vi, 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um controlador de movimento para um robô móvel não-holonômico com tração diferencial, construído com o objetivo de participar da competição Robomagellan. O controlador desenvolvido é composto por quatro malhas de controle, o controle e rastreamento de trajetórias, que é baseado no modelo cinemático do robô e é encarregado de fazer com que o robô gere e execute segmentos de caminho entre pontos determinados; o controlador de desvio de obstáculos, implementado com base na metodologia das zonas virtuais deformáveis para evitar colisões durante a movimentação do robô; o controle de aproximação, que torna o robô capaz de se aproximar de objetos de interesse a partir da identificação destes por técnicas de visão computacional; e o controlador de velocidades, que, a partir de um modelo de referência, adapta os seus parâmetros para manter os sistemas de propulsão nas velocidades desejadas. Os resultados obtidos demonstram que o sistema desenvolvido é capaz de controlar a movimentação do robô com êxito na execução de percursos similares aos da competição e na aproximação de cones de sinalização de trânsito laranjas. |
Abstract: | This work presents the development of a motion controller of a non-holonomic mobile robot with differential traction. This robot was built with the objective of participating in the Robomagellan competition. The developed controller consists of four control loops. The path control is based on the kinematic model of the robot and is in charge of the generation and execution of path segments between determined points. The obstacles avoidance controller, that is implemented based on the methodology of the deformable virtual zones to avoid collisions during robot movement. The approach control, which makes the robot able to approach objects of interest, these objects are identified with computer vision techniques. And at lower level the speed controller, which, from a reference model, adapts its parameters to keep the propulsion systems at the desired speeds. The obtained results show that the developed system is able to control the movement of the robot with success in the execution of routes similar to the one of the competition and in the approximation of orange traffic cones. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecatrônica
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