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Título: Residência docente
Autor(es): Rocha, Polliana Rocha Dias
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Residência docente
Professores - formação
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 1-Jul-2016
Data de publicação: 29-Jan-2018
Referência: ARAÚJO, Polliana Rocha Dias. Residência docente. 2016. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os estudos sobre formação de professores têm apontado um leve aumento nos últimos anos na literatura, no recorte sobre o professor iniciante, sendo uma temática que ainda necessita de muitos estudos, diante de novas inquietações que vão surgindo. Nesse contexto, destacamos a residência docente. Este trabalho tem como objetivo definir o que é a residência docente e identificar a sua necessidade na formação de professores e na inserção do profissional docente, apontando experiências existentes e quais elementos centrais para se pensar em uma proposta de residência docente. A metodologia adotada se baseia em um estudo bibliográfico entre teses, dissertações e artigos de pesquisas realizadas no Brasil, no período de 2000 a 2014, com um recorte inicial sobre professor iniciante. Após esse levantamento, foram selecionados os trabalhos que abordaram a residência docente e, assim, identificamos o que a literatura aponta como sendo residência docente, e qual a sua necessidade. Sendo citada como um modelo de inserção nessa carreira profissional, a residência docente vem ganhando destaque em pesquisas e na legislação, como programa ou política pública, com a finalidade de diminuir inúmeras dificuldades vivenciadas no período de iniciação docente. A pesquisa apresenta três modelos de residência docente que estão acontecendo no país e um projeto de lei em andamento para a instituição de uma possível “residência pedagógica”. Vale ressaltar que este trabalho procurou conceituar a residência docente, apontando a sua necessidade e elencando alguns elementos que se fazem necessários para se pensar uma proposta de residência docente associada à prática e teoria para que, assim, se alcance o real sentido da práxis.
Abstract: The studies on the professional formation of teachers have showed an increase in the number of works published on the specific issue of beginner teachers, being this a field of study that remains needing a lot of attention, facing the new concerns that arises. In this context, we emphasize the teacher residency. This study aims to define what actually is known as teacher residency and identify its need for teacher training and for insertion in the teacher profession, pointing existing experiences and what key elements to consider a proposal for teacher residency. The methodology is based on a bibliographic study of theses, dissertations and research papers carried out in Brazil from 2000 to 2014 with an initial selection of the studies on beginning teacher. After this survey, we gathered the works that address the teacher residency, identifying what the literature indicates as teacher residency and what are their needs. Being identified as an insertion model in the teacher career, teacher residency is gaining prominence in research and legislation, being singled out as a program or public policy in order to reduce numerous difficulties experienced in teaching initiation period. The research address three teacher residency models found in Brazil and also report a project of bill that is now in progress for the establishment of a possible “pedagogical residency”. It is noteworthy that this study sought to conceptualize the teacher residency, pointing to their need and some elements that are necessary to think about a proposal for teacher residency associated with the practice and theory that thus make it possible to achieve the real meaning of praxis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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