Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19181
Título: | O desenho como recurso pedagógico ao letramento cartográfico da criança do 5º ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Rocha, Mikaela Fonsêca da |
Orientador(es): | Leite, Cristina Maria Costa |
Assunto: | Cartografia Aprendizagem Desenho infantil Educação de crianças |
Data de apresentação: | 24-Jun-2016 |
Data de publicação: | 29-Jan-2018 |
Referência: | ROCHA, Mikaela Fonsêca da. O desenho como recurso pedagógico ao letramento cartográfico da criança do 5º ano do Ensino Fundamental. 2016. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo de investigação, compreender a intencionalidade do professor em relação ao uso do desenho no contexto do 5º ano do Ensino Fundamental e utilização do mesmo como recurso pedagógico para o letramento cartográfico, tendo como objetivos específicos: observar o uso do desenho nas práticas pedagógicas do professor regente e utilização do desenho nas práticas pedagógicas para construção de conceitos geográficos. Numa perspectiva qualitativa, a pesquisa foi realizada a partir de observações, análise documental do diário da pesquisadora, com foco na utilização ou não de desenhos em sala, e os desenhos dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio desses foi verificado o desenvolvimento do raciocínio espacial, em uma perspectiva oblíqua e aérea. Constatou-se com a pesquisa que o desenho não foi utilizado como recurso pedagógico à aprendizagem, o que evidencia sua pouca importância no contexto do ensino/aprendizagem dos conteúdos no 5º ano. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons