Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarianaAndradeFerreiraDaSilveira_tcc.pdf673,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A criança como ser brincante e experiências docentes na alfabetização
Autor(es): Silveira, Mariana Andrade Ferreira da
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Crianças
Alfabetização
Crianças - desenvolvimento
Brincadeiras
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 9-Dez-2016
Data de publicação: 26-Jan-2018
Referência: SILVEIRA, Mariana Andrade Ferreira da. A criança como ser brincante e experiências docentes na alfabetização. 2016. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Considerando a temática geral do Trabalho de Conclusão de Curso, que orbita em torno da inserção da criança, como ser brincante, no momento e espaço escolar da alfabetização e o olhar do professor sobre esse aspecto particular da vida infantil, é necessário que se estabeleçam algumas premissas para o exame da matéria, as quais servirão de referência teórica para o desenvolvimento do trabalho. O presente ensaio tem por objetivo geral investigar e compreender a criança, como ser brincante, no momento e espaço escolar da alfabetização e o olhar do professor. A metodologia utilizada para este trabalho foi a partir do levantamento bibliográfico de autores que tratam do assunto. A pesquisa inicia por examinar o surgimento da ideia de criança como ser brincante. A seguir serão abordados a moldura jurídica na qual se inserem a educação e a formação integral do ser humano, que contempla o brincar. Posteriormente, os fundamentos teóricos que relacionam o brincar com o desenvolvimento da imaginação, da criação e do aprendizado na alfabetização. E por fim, nas considerações finais, trago algumas das minhas experiências como docente que se relacionam com toda a temática do trabalho apresentado. Essas considerações teóricas sugerem a incorporação do brincar nos espaços escolares como coadjuvante dos processos de aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons