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Título: Alfabetizar numa perspectiva para o letramento : é possível superar os antigos métodos de alfabetização?
Autor(es): Souza, Letícia da Cruz
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Alfabetização
Letramento
Prática de ensino
Aprendizagem
Data de apresentação: 6-Dez-2016
Data de publicação: 26-Jan-2018
Referência: SOUZA, Letícia da Cruz. Alfabetizar numa perspectiva para o letramento: é possível superar os antigos métodos de alfabetização? 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo investigou a prática pedagógica de alfabetização e letramento de uma professora da rede pública do Distrito Federal. Buscamos respaldo teórico em Soares (2011), Morais (2012), Kleiman (2007), Paiva (2006), entre outros autores para conceituação de alfabetização e letramento; assim como a teoria da Psicogênese da Língua Escrita a partir de Ferreiro e Teberosky (1985) deu embasamento teórico para a reflexão daqueles campos. No tocante ao tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Como técnica de investigação, adotamos a observação participante respaldada em Vianna (2003). Acompanhamos, durante o primeiro semestre de 2015, a prática de uma professora que atuava no 1º ano do ensino fundamental numa escola pública do Distrito Federal. Como resultados ilustrativos da pesquisa, foi possível perceber que a docente não articulou o trabalho de alfabetização com o letramento, ao longo das 10 observações realizadas. Utilizava métodos tradicionais de alfabetização que limitavam (e muito) a apropriação da base alfabética de escrita pelas crianças, além de, em seus encaminhamentos didáticos, não considerar o educando como um ser dotado de conhecimento, bem como seus erros e dúvidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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