Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19158
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeticiaDaCruzSouza_tcc.pdf758,02 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorSouza, Letícia da Cruz-
dc.identifier.citationSOUZA, Letícia da Cruz. Alfabetizar numa perspectiva para o letramento: é possível superar os antigos métodos de alfabetização? 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou a prática pedagógica de alfabetização e letramento de uma professora da rede pública do Distrito Federal. Buscamos respaldo teórico em Soares (2011), Morais (2012), Kleiman (2007), Paiva (2006), entre outros autores para conceituação de alfabetização e letramento; assim como a teoria da Psicogênese da Língua Escrita a partir de Ferreiro e Teberosky (1985) deu embasamento teórico para a reflexão daqueles campos. No tocante ao tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Como técnica de investigação, adotamos a observação participante respaldada em Vianna (2003). Acompanhamos, durante o primeiro semestre de 2015, a prática de uma professora que atuava no 1º ano do ensino fundamental numa escola pública do Distrito Federal. Como resultados ilustrativos da pesquisa, foi possível perceber que a docente não articulou o trabalho de alfabetização com o letramento, ao longo das 10 observações realizadas. Utilizava métodos tradicionais de alfabetização que limitavam (e muito) a apropriação da base alfabética de escrita pelas crianças, além de, em seus encaminhamentos didáticos, não considerar o educando como um ser dotado de conhecimento, bem como seus erros e dúvidas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleAlfabetizar numa perspectiva para o letramento : é possível superar os antigos métodos de alfabetização?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T10:36:00Z-
dc.date.available2018-01-26T10:36:00Z-
dc.date.submitted2016-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19158-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons