Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19155
Título: | Muito mais do que “brincar” : o lúdico como ferramenta de ensino/aprendizagem |
Autor(es): | Toscanelli, Petrus |
Orientador(es): | Sá, Antônio Villar Marques de |
Assunto: | Ludicidade Aprendizagem Prática de ensino Educação de crianças Crianças - desenvolvimento Brincadeiras |
Data de apresentação: | 29-Jun-2016 |
Data de publicação: | 23-Jan-2018 |
Referência: | TOSCANELLI, Petrus. Muito mais do que “brincar”: o lúdico como ferramenta de ensino/aprendizagem. 2016. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho final de curso teve como objetivo avaliar a aplicabilidade das atividades lúdicas como ferramenta de ensino/aprendizagem nos alunos. Para alcançarmos tal objetivo e conseguirmos as informações e dados necessários, foram utilizados: pesquisa bibliográfica e de campo com observações participantes em sala de aula, com uma turma de 2ª série do Ensino Fundamental, de uma escola do Distrito Federal localizada no Plano Piloto. Foi possível mostrar o quanto o “lúdico” pode ser uma ferramenta indispensável no desenvolvimento e na vida das crianças, tornar evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência disso. Assim, mostraremos a importância do “lúdico” na representação do jogar e da brincadeira, pois, podem ser importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. De acordo com os dados obtidos, constatamos que o lúdico exerce um papel importante na aprendizagem das crianças. |
Abstract: | This final course work was to evaluate the applicability of recreational activities as a teaching tool / learning in the educational sphere. To achieve this goal and we get the information and data were used: literature and field research with participant observations in the classroom with a group of 2nd grade of elementary school, a school of the Federal District located in the Pilot Plan. It was possible to show how the "playful" can be an indispensable tool in the development and lives of children, make clear that teachers and future teachers should and need to be aware of that. So, we show the importance of "ludic" in the representation of the play and the play therefore may be important for the development and learning of children. According to the obtained data, we found that the playful plays an important role in children's learning. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons