Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19155
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PetrusToscanelli_tcc.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorToscanelli, Petrus-
dc.identifier.citationTOSCANELLI, Petrus. Muito mais do que “brincar”: o lúdico como ferramenta de ensino/aprendizagem. 2016. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho final de curso teve como objetivo avaliar a aplicabilidade das atividades lúdicas como ferramenta de ensino/aprendizagem nos alunos. Para alcançarmos tal objetivo e conseguirmos as informações e dados necessários, foram utilizados: pesquisa bibliográfica e de campo com observações participantes em sala de aula, com uma turma de 2ª série do Ensino Fundamental, de uma escola do Distrito Federal localizada no Plano Piloto. Foi possível mostrar o quanto o “lúdico” pode ser uma ferramenta indispensável no desenvolvimento e na vida das crianças, tornar evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência disso. Assim, mostraremos a importância do “lúdico” na representação do jogar e da brincadeira, pois, podem ser importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. De acordo com os dados obtidos, constatamos que o lúdico exerce um papel importante na aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.titleMuito mais do que “brincar” : o lúdico como ferramenta de ensino/aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-23T14:47:33Z-
dc.date.available2018-01-23T14:47:33Z-
dc.date.submitted2016-06-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19155-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This final course work was to evaluate the applicability of recreational activities as a teaching tool / learning in the educational sphere. To achieve this goal and we get the information and data were used: literature and field research with participant observations in the classroom with a group of 2nd grade of elementary school, a school of the Federal District located in the Pilot Plan. It was possible to show how the "playful" can be an indispensable tool in the development and lives of children, make clear that teachers and future teachers should and need to be aware of that. So, we show the importance of "ludic" in the representation of the play and the play therefore may be important for the development and learning of children. According to the obtained data, we found that the playful plays an important role in children's learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons