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Título: Ludicidade : o trabalho pedagógico e o desenvolvimento da criança com paralisia cerebral
Autor(es): Silveira, Rafaela Cristina Laurindo
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Ludicidade
Inclusão escolar
Paralisia cerebral nas crianças
Brincadeiras
Data de publicação: 23-Jan-2018
Referência: SILVEIRA, Rafaela Cristina Laurindo. Ludicidade: o trabalho pedagógico e o desenvolvimento da criança com paralisia cerebral. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de investigar o quanto a ludicidade ajuda no desenvolvimento da metacognição e funções executivas da criança com paralisia cerebral. A intenção também foi identificar quais dispositivos pedagógicos acionados na escola de Ensino Fundamental pesquisada e como a ludicidade auxilia o comportamento da criança com paralisia cerebral em díade - seja ela com os outros alunos, com a professora, acompanhante ou com o próprio pesquisador-; apropriação das regras sociais; além de pesquisar como se constituir o sujeito autônomo e incluído no espaço escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio da análise documental, observação participante e diário de campo. Os conceitos norteadores foram alicerçados em teóricos como Vygotsky (1991), Cole e Cole (2004), Braga (1995). Consideramos um olhar atento no ambiente escolar baseado nas relações de reconhecimento, cooperação e solidariedade é fundamental para que seja possível acionar dispositivos lúdicos pedagógicos que auxiliem na construção da autonomia e autoestima, pois permite o trabalho da inclusão e pertencimento do ambiente.
Abstract: The present study aims to investigate how ludic activities can help the development of Metacognition and Executive Functions in children with cerebral palsy. Another point is to identify which Pedagogical Apparatus were used in the High School analysed and see how ludic activities aid the behavior of children with cerebral palsy in a person-person interaction - whether it be with other students, the teacher, the companion or even with the researcher-; appropriation of social rules; as well as search how to constitute the autonomous subject included in the school environment. The methodology included document analysis as a qualitative research, participant observation and diary notes. The main concepts were based on Vygotsky (1991) Cole e Cole (2004) and Braga (1995). We considered an attentive look at the school environment which, based on relations of recognition, cooperation and solidarity, is essential to enable ludic pedagogical apparatus that help the construction of autonomy and self-esteem since it allows school inclusion and belonging to the environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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