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                https://bdm.unb.br/handle/10483/19128
    
    
| Título: | Estratégias de ensino e a promoção do desenvolvimento cognitivo e afetivo | 
| Autor(es): | Silva, Drielly Rodovalho da | 
| Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de | 
| Assunto: | Estratégias de ensino-aprendizagem Afetividade
 Professores e alunos
 Crianças - desenvolvimento
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| Data de apresentação: | 28-Jun-2016 | 
| Data de publicação: | 22-Jan-2018 | 
| Referência: | SILVA, Drielly Rodovalho da. Estratégias de ensino e a promoção do desenvolvimento cognitivo e afetivo. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | 
| Resumo: | A escola é um dos ambientes de construção das muitas relações sociais que ficam marcadas para toda a vida. O professor como mediador do conhecimento coordena o processo de aprendizagem, como também media as relações entre alunos e todos os partícipes do processo. Os aspectos sócios afetivos possuem ligações diretas com a cognição, emoções e influenciam diretamente no processo de aprendizagem. Assim, este estudo teve por objetivo geral: Identificar e analisar estratégias de ensino que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e afetivo e com os objetivos específicos: Identificar estratégias utilizadas para criar laços afetivos com os alunos; Identificar relações sociais que dão subsídios para criação de canais dialógicos e que promovam a aprendizagem; Analisar as estratégias de ensino e a suas contribuições na relação professor/aluno; O estudo foi feito a partir da reflexão dos teóricos Wallon, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Oliveira e Dantas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como ferramenta de investigação questionário com questões fechadas, aplicado a 10 professores que lecionam na educação infantil e nos anos iniciais em escolas de rede pública e particular de ensino do Distrito Federal. Foi possível constatar que as estratégias de ensino ajudam na construção de relações dentro da sala de aula e que afetividade deve ser usada como recurso de aprendizagem e na relação professor/aluno e aluno/aluno, pois para uma educação efetiva são necessárias estratégias de ensino que levem em consideração o fator afetivo, porque nossas experiências possuem um valor que vária de acordo com nossas experiências e relações sociais. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | 
| Aparece na Coleção: | Pedagogia 
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