Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Silva, Drielly Rodovalho da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Drielly Rodovalho da. Estratégias de ensino e a promoção do desenvolvimento cognitivo e afetivo. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola é um dos ambientes de construção das muitas relações sociais que ficam marcadas para toda a vida. O professor como mediador do conhecimento coordena o processo de aprendizagem, como também media as relações entre alunos e todos os partícipes do processo. Os aspectos sócios afetivos possuem ligações diretas com a cognição, emoções e influenciam diretamente no processo de aprendizagem. Assim, este estudo teve por objetivo geral: Identificar e analisar estratégias de ensino que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e afetivo e com os objetivos específicos: Identificar estratégias utilizadas para criar laços afetivos com os alunos; Identificar relações sociais que dão subsídios para criação de canais dialógicos e que promovam a aprendizagem; Analisar as estratégias de ensino e a suas contribuições na relação professor/aluno; O estudo foi feito a partir da reflexão dos teóricos Wallon, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Oliveira e Dantas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como ferramenta de investigação questionário com questões fechadas, aplicado a 10 professores que lecionam na educação infantil e nos anos iniciais em escolas de rede pública e particular de ensino do Distrito Federal. Foi possível constatar que as estratégias de ensino ajudam na construção de relações dentro da sala de aula e que afetividade deve ser usada como recurso de aprendizagem e na relação professor/aluno e aluno/aluno, pois para uma educação efetiva são necessárias estratégias de ensino que levem em consideração o fator afetivo, porque nossas experiências possuem um valor que vária de acordo com nossas experiências e relações sociais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Estratégias de ensino e a promoção do desenvolvimento cognitivo e afetivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-22T18:16:14Z | - |
dc.date.available | 2018-01-22T18:16:14Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19128 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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