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dc.contributor.advisorSouza, Maria Emília Gonzaga de-
dc.contributor.authorSilva, Drielly Rodovalho da-
dc.identifier.citationSILVA, Drielly Rodovalho da. Estratégias de ensino e a promoção do desenvolvimento cognitivo e afetivo. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA escola é um dos ambientes de construção das muitas relações sociais que ficam marcadas para toda a vida. O professor como mediador do conhecimento coordena o processo de aprendizagem, como também media as relações entre alunos e todos os partícipes do processo. Os aspectos sócios afetivos possuem ligações diretas com a cognição, emoções e influenciam diretamente no processo de aprendizagem. Assim, este estudo teve por objetivo geral: Identificar e analisar estratégias de ensino que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e afetivo e com os objetivos específicos: Identificar estratégias utilizadas para criar laços afetivos com os alunos; Identificar relações sociais que dão subsídios para criação de canais dialógicos e que promovam a aprendizagem; Analisar as estratégias de ensino e a suas contribuições na relação professor/aluno; O estudo foi feito a partir da reflexão dos teóricos Wallon, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Oliveira e Dantas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como ferramenta de investigação questionário com questões fechadas, aplicado a 10 professores que lecionam na educação infantil e nos anos iniciais em escolas de rede pública e particular de ensino do Distrito Federal. Foi possível constatar que as estratégias de ensino ajudam na construção de relações dentro da sala de aula e que afetividade deve ser usada como recurso de aprendizagem e na relação professor/aluno e aluno/aluno, pois para uma educação efetiva são necessárias estratégias de ensino que levem em consideração o fator afetivo, porque nossas experiências possuem um valor que vária de acordo com nossas experiências e relações sociais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstratégias de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.titleEstratégias de ensino e a promoção do desenvolvimento cognitivo e afetivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T18:16:14Z-
dc.date.available2018-01-22T18:16:14Z-
dc.date.submitted2016-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19128-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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