Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HeliaSamaraDeSouza_tcc.pdf679,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cuidar e educar na creche : concepções das professoras de bebês de 0 a 1 ano
Autor(es): Souza, Hélia Samara da Cruz de
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Creches
Legislação
Práticas pedagógicas
Educação de crianças
Data de apresentação: 8-Jul-2016
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: SOUZA, Hélia Samara da Cruz de. Cuidar e educar na creche: concepções das professoras de bebês de 0 a 1 ano. 2016. x, 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as concepções pedagógicas das professoras de Bercário I, tendo como base o Currículo em Movimento da Educação Infantil do Distrito Federal. Esta pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e análises bibliográficas. O princípio teórico-metodológico fundamenta-se na abordagem de alguns autores no que tangencia o contexto de implementação de creches no Brasil e as concepções pedagógicas inerentes à instituição creche e o seu funcionamento. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam que, a perspectiva dos profissionais, que atuam nas creches do GDF, ainda mantém uma visão assistencialista, perpetuando a cisão entre o cuidar e o educar. Infere-se que, enquanto essa dualidade entre o cuidar e o educar tiver espaço na área da educação infantil, não haverá pratica pedagógica realmente efetiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons