Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19119
Título: | Como a interatividade e as práticas docentes influenciam nas atitudes dos educandos dos anos iniciais |
Autor(es): | Sousa, Jakeline Vilela de |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Educação Práticas pedagógicas Professores e alunos |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 22-Jan-2018 |
Referência: | SOUSA, Jakeline Vilela de. Como a interatividade e as práticas docentes influenciam nas atitudes dos educandos dos anos iniciais. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a temática da interatividade e as práticas docentes e como influenciam nas atitudes dos educandos dos anos iniciais e tem por questão principal: Como a relação professor – aluno (e a prática dos docentes) pode influenciar nas atitudes dos alunos? A pesquisa aborda conceitos como: a relação desses sujeitos, as práticas docentes, a interatividade, o comportamento dos alunos, os momentos cooperativos e competitivos. Desta forma, o objetivo geral é: analisar a influência da interatividade e práticas docentes nas atitudes/ aprendizados dos educandos dos anos iniciais. Constituiram-se objetivos específicos da pesquisa: Analisar as práticas docentes e suas influências nas atitudes dos educandos, identificar práticas pedagógicas que favorecem a participação e o diálogo entre educandos, identificar práticas pedagógicas que favorecem a cooperação e/ ou competição, verificar a cooperação e a competição no cotidiano da sala de aula. Este trabalho foi resultado de uma observação participativa que foi realizada durante o estágio supervisionado de uma das disciplinas obrigatórias do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. Como escolha metodológica, optou-se pela abordagem qualitativa, com características da pesquisa etnográfica. A fundamentação teórica foi apresentada junto com a análise de dados. Buscou-se analisar o cotidiano de duas professoras e seus educandos de segundo e terceiro ano, em uma Escola Pública do Plano Piloto, na cidade do Distrito Federal. Com base nas análises, constatou-se que a interatividade e o diálogo entre professores-alunos são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons