Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Jakeline Vilela de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Jakeline Vilela de. Como a interatividade e as práticas docentes influenciam nas atitudes dos educandos dos anos iniciais. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda a temática da interatividade e as práticas docentes e como influenciam nas atitudes dos educandos dos anos iniciais e tem por questão principal: Como a relação professor – aluno (e a prática dos docentes) pode influenciar nas atitudes dos alunos? A pesquisa aborda conceitos como: a relação desses sujeitos, as práticas docentes, a interatividade, o comportamento dos alunos, os momentos cooperativos e competitivos. Desta forma, o objetivo geral é: analisar a influência da interatividade e práticas docentes nas atitudes/ aprendizados dos educandos dos anos iniciais. Constituiram-se objetivos específicos da pesquisa: Analisar as práticas docentes e suas influências nas atitudes dos educandos, identificar práticas pedagógicas que favorecem a participação e o diálogo entre educandos, identificar práticas pedagógicas que favorecem a cooperação e/ ou competição, verificar a cooperação e a competição no cotidiano da sala de aula. Este trabalho foi resultado de uma observação participativa que foi realizada durante o estágio supervisionado de uma das disciplinas obrigatórias do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. Como escolha metodológica, optou-se pela abordagem qualitativa, com características da pesquisa etnográfica. A fundamentação teórica foi apresentada junto com a análise de dados. Buscou-se analisar o cotidiano de duas professoras e seus educandos de segundo e terceiro ano, em uma Escola Pública do Plano Piloto, na cidade do Distrito Federal. Com base nas análises, constatou-se que a interatividade e o diálogo entre professores-alunos são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | Como a interatividade e as práticas docentes influenciam nas atitudes dos educandos dos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-22T17:40:22Z | - |
dc.date.available | 2018-01-22T17:40:22Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19119 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|