Resumo: | Este estudo investigou o impacto da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem, analisando a prática pedagógica numa turma de 2º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Distrito Federal, no primeiro semestre de 2016. A pesquisa teve respaldo teórico em Albuquerque (2006), Soares (2002) e Morais (2012) para a conceituação de alfabetização e letramento. Em relação à ludicidade na alfabetização, recorri a Luckesi (2005), Bernardelli (2015), entre outros autores que defendem que o lúdico deve fazer parte dos processos de ensino e de aprendizagem. No que diz respeito à metodologia adotada, optei, amparada por Vianna (2003), pela observação participante e pela Análise de Conteúdo Temática, conforme Bardin (1977). Destaco, ainda, que recorri a um conjunto de cinco regências por mim ministradas durante a vivência do estágio supervisionado (projeto IV). Como resultados da pesquisa, foi possível notar que a professora pesquisada, predominantemente, não fez uso da ludicidade durante sua prática. Chamou-me atenção, também, o quanto as intervenções lúdicas – presentes nas regências que ministrei durante minha inserção na escola, influenciaram os alunos em diversos aspectos no que diz respeito ao processo de aprendizagem, a exemplo do interesse e desenvolvimento cognitivo, emocional, entre outros aspectos. Foi possível apreender um avanço nas dimensões individual e coletiva na sala de aula, reiterando a importância de uma prática pedagógica lúdica durante o período de alfabetização. |