Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IzabelaSoaresAbreu_tcc.pdf891,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorAbreu, Izabela Soares-
dc.identifier.citationABREU, Izabela Soares. A ludicidade como mediadora dos processos de ensino e aprendizagem na alfabetização. 2016. 68 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou o impacto da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem, analisando a prática pedagógica numa turma de 2º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Distrito Federal, no primeiro semestre de 2016. A pesquisa teve respaldo teórico em Albuquerque (2006), Soares (2002) e Morais (2012) para a conceituação de alfabetização e letramento. Em relação à ludicidade na alfabetização, recorri a Luckesi (2005), Bernardelli (2015), entre outros autores que defendem que o lúdico deve fazer parte dos processos de ensino e de aprendizagem. No que diz respeito à metodologia adotada, optei, amparada por Vianna (2003), pela observação participante e pela Análise de Conteúdo Temática, conforme Bardin (1977). Destaco, ainda, que recorri a um conjunto de cinco regências por mim ministradas durante a vivência do estágio supervisionado (projeto IV). Como resultados da pesquisa, foi possível notar que a professora pesquisada, predominantemente, não fez uso da ludicidade durante sua prática. Chamou-me atenção, também, o quanto as intervenções lúdicas – presentes nas regências que ministrei durante minha inserção na escola, influenciaram os alunos em diversos aspectos no que diz respeito ao processo de aprendizagem, a exemplo do interesse e desenvolvimento cognitivo, emocional, entre outros aspectos. Foi possível apreender um avanço nas dimensões individual e coletiva na sala de aula, reiterando a importância de uma prática pedagógica lúdica durante o período de alfabetização.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA ludicidade como mediadora dos processos de ensino e aprendizagem na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T17:29:52Z-
dc.date.available2018-01-22T17:29:52Z-
dc.date.submitted2016-12-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19115-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons