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Título: Aprendizagem lúdica em crianças hospitalizadas
Autor(es): Sousa, Juliana Campos Tavares de
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Ludicidade
Ensino
Aprendizagem
Pedagogia hospitalar
Crianças hospitalizadas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: SOUSA, Juliana Campos Tavares de. Aprendizagem lúdica em crianças hospitalizadas. 2016. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O interesse em investigar a aprendizagem lúdica em crianças hospitalizadas no Distrito Federal partiu da formação do pedagogo proposta no currículo do curso de Pedagogia ofertado pela UnB/FE. O estudo tem como finalidade compreender a importância do lúdico como estratégia de aprendizagem de crianças hospitalizadas. A metodologia empregada neste estudo pautou na pesquisa qualitativa a partir da observação participante, de entrevista (com professores/pedagogos, médicos e enfermeiros, crianças hospitalizadas e pais) e pesquisa bibliográfica. A fundamentação teórica foi baseada em alguns teóricos tais como Matos & Mugiatti (2014, 1998); Fonseca (2014); Rodrigues (2012); Guimarães (2004) e aprendizagem lúdica, dentre outros. Os resultados e conclusões apontam que o lúdico foi o motivador dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos naquele ambiente. Sem a brinquedoteca, o trabalho do Pedagogo hospitalar tornar-se-ia desencantador. Assim, pelo lúdico a criança demonstra aprender significativa e ludicamente. O jogo predominou na prática da professora e esta prática foi bem aceita pelas crianças. Jogando elas esquecem do seu real estado de saúde, se envolvendo no jogo e compartilhando momentos de alegria e aprendizagem através do reforço de conteúdos da matemática, por exemplo.
Abstract: The interest in investigating the ludic learning of hospitalized children in Distrito Federal, Brazil, came from the formation of the pedagogue proposed by the curriculum of the Pedagogy course offered by the University of Brasília. The study has as a purpose to comprehend the importance of the ludic as a learning strategy of hospitalized children. The applied methodology in this study was based on the qualitative research from participative observation, interviews (with pedagogues/teachers, physicians and nurses, hospitalized children and parents) and bibliographic research. The theoretical foundation was based in some theoretical such as Matos & Mugiatti (2014, 1998); Fonseca (2014); Rodrigues (2012); Guimarães (2004) and ludic learning, among others. The results and conclusions indicate that the ludic was the motivator of the process of teaching and learning developed in that ambient. Without the toy-library, the work of the hospital pedagogue becomes disenchanting. Thus, through the ludic, the child learns significantly and playfully. The game predominated in the teacher’s class. This practice was well-accepted by the children. By playing, they forget about their real state of health, involving themselves in the game and sharing joyful and learning moments, through the review of math contents, for instance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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