Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19105
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FlavioRicardoJustino_tcc.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLeite, Cristina Maria Costa-
dc.contributor.authorJustino, Flávio Ricardo-
dc.identifier.citationJUSTINO, Flávio Ricardo. A construção do conceito de cidade no Distrito Federal: o caso do Riacho Fundo. 2016. [71] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute os processos de aprendizagem referentes à Geografia Escolar, que influenciam o modo pelo qual são construídos alguns conceitos geográficos, entre os quais se destaca a cidade, enquanto lugar e espaço vivido dos diversos sujeitos envolvidos no processo de significação dos conteúdos. A cidade escolhida para esta reflexão é o Riacho Fundo, na Região Administrativa XVII do Distrito Federal, de mesmo nome. Com o objetivo de subsidiar os processos pedagógicos necessários ao desenvolvimento da consciência espacial, a análise da cidade, como expressão concreta do urbano, enfrenta obstáculos. Nesse sentido, o mais grave refere-se à invisibilidade, quando inserida no contexto do território do DF, e que acarreta o ocultamento de suas particularidades e sujeição à Brasília. Este fenômeno dificulta o processo de formação da identidade e do sentido de pertencimento dos sujeitos, diante do lugar em que residem, uma vez que nem mesmo nos processos escolares atuais, que envolvem o ensino de geografia, há um aprendizado focado na realidade dos estudantes. Por isso, no intuito de trazer a discussão pela ótica do Riacho Fundo, este trabalho pretende não só discutir os conceitos fundamentais para a formação da consciência espacial, tão caros à aprendizagem dos alunos, mas também propor possibilidades para que o ensino da geografia ocorra de forma significativa em todo território do Distrito Federal. A metodologia adotada foi de base qualitativa, cuja produção de informações empíricas foi efetivada no processo de estágio supervisionado, ao longo de um ano. Desse modo, após fundamentação teórica referente à geografia escolar e, nesse contexto, ao estudo da cidade, o Riacho Fundo foi desvelado. A partir desse marco situacional foram desenvolvidas atividades de observação e conhecimento do Riacho Fundo para posterior investigação sobre os desenhos das crianças de uma escola local, no intuito de analisar a construção do conceito de cidade realizada por estas. Os resultados apontaram a dificuldade da construção de conceito local evidenciando um desconhecimento da realidade mais ampla da cidade. Assim, conclui-se que tais resultados evidenciam a importância de um trabalho de mediação pedagógica com objetivo de tornar o aprendizado significativo para que aquilo que foi desenvolvimento no lugar possa ser generalizado para aprendizados mais amplos a partir de contextos espaciais mais complexos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCidades e vilaspt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordRiacho Fundo (DF)pt_BR
dc.titleA construção do conceito de cidade no Distrito Federal : o caso do Riacho Fundopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T16:53:18Z-
dc.date.available2018-01-22T16:53:18Z-
dc.date.submitted2016-07-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19105-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper discusses the learning processes related to School Geography, influencing the way we are built some geographical concepts, among which stands out the city as place and lived space of the various subjects involved in the content process of signification. The city chosen for this reflection is the Riacho Fundo – Administrative Region XVII of the Distrito Federal of the same name. In order to subsidize the teaching processes necessary for the development of spatial awareness, analysis of the city as a concrete expression of the city, facing obstacles. In this sense, the most serious relates to the invisibility, when inserted in the Distrito Federal territory of context, and that results in the concealment of their particularities and subjection ti Brasília. This phenomenon hinders the process of formation of identity and sense of belonging of the subject in front of the place where they live, since even in the current school processes, involving the teaching of geography, there is a focused learning the reality os students. Thefore, in order to bring the discussion from the perspective of the Riacho Fundo, this work aims not only to discuss the fundamental concepts for the formation of spatial awareness, so dear to student learning, but also offer possibilities for the teaching of geography takes place in significantly throughout the territory of the Distrito Federal. The methodology was qualitative basis, the production of empirical information was effected in the supervised training process over a year. Thus, after theoretical basis related to school geography and in this context, the study of the city, the Riacho Fundo was unveiled. From that situational mark were developed observation activities and knowledge of the Riacho Fundo for further reseach on the drawings of children from a local school in order to analyze the construction of the city concept held by them. The results showed the difficulty of the local construction concepts showing ignorance of the wider reality of the city. Thus, it is concluded that these results show the importance of a pedagogical mediation work in order to make meaningful learning to what was developing in place can be generalized to broader learning from more complex spatial context.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons