Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunaBritoFerreira_tcc.pdf661,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas pedagógicas no ensino de ciências no Jardim de Infância do Distrito Federal
Autor(es): Ferreira, Bruna Brito
Orientador(es): Carneiro, Maria Helena da Silva
Assunto: Práticas pedagógicas
Educação de crianças
Prática de ensino - ciências
Jardim de infância
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: FERREIRA, Bruna Brito. Práticas pedagógicas no ensino de ciências no Jardim de Infância do Distrito Federal. 2017. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar como ocorrem as práticas pedagógicas do professor do segundo período do Jardim de Infância no Distrito Federal e identificar como ocorre a inserção do Ensino de Ciências. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, durante o ano de 2016, com base teórica pautada nas ideias de Franco e Kramer. Analisamos os documentos oficiais que regulamentam a Educação Infantil e a partir de uma entrevista semiestruturada com quatro professoras atuantes na Educação Infantil, obtivemos os dados para análise. Concluiu-se que os documentos oficiais contribuem para o fortalecimento das propostas pedagógicas, proporcionando as mais variadas experiências para as crianças. Além disso, identificamos as práticas pedagógicas das professoras, entretanto, com limitações. A análise das entrevistas realizadas com as quatro professoras deixou claro que o ensino de ciências nesse nível de escolaridade é quase inexistente.
Abstract: The goal of this paper is to analyze how pedagogical practices of a teacher from the second level at Distrito Federal Kindergarten occur and to identify how the insertion of Science Teaching happens. In order to achieve this, it was made a qualitative research throughout the year of 2016, theoretically based on Franco and Kramer’s ideas. We have analyzed the official documents which regulate Preschool Education and from a semi-structured interview with four active teachers in Preschool Education, we have collected data for analysis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons