Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunaBritoFerreira_tcc.pdf661,61 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarneiro, Maria Helena da Silva-
dc.contributor.authorFerreira, Bruna Brito-
dc.identifier.citationFERREIRA, Bruna Brito. Práticas pedagógicas no ensino de ciências no Jardim de Infância do Distrito Federal. 2017. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do trabalho é analisar como ocorrem as práticas pedagógicas do professor do segundo período do Jardim de Infância no Distrito Federal e identificar como ocorre a inserção do Ensino de Ciências. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, durante o ano de 2016, com base teórica pautada nas ideias de Franco e Kramer. Analisamos os documentos oficiais que regulamentam a Educação Infantil e a partir de uma entrevista semiestruturada com quatro professoras atuantes na Educação Infantil, obtivemos os dados para análise. Concluiu-se que os documentos oficiais contribuem para o fortalecimento das propostas pedagógicas, proporcionando as mais variadas experiências para as crianças. Além disso, identificamos as práticas pedagógicas das professoras, entretanto, com limitações. A análise das entrevistas realizadas com as quatro professoras deixou claro que o ensino de ciências nesse nível de escolaridade é quase inexistente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensino - ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordJardim de infânciapt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino de ciências no Jardim de Infância do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-18T19:03:38Z-
dc.date.available2018-01-18T19:03:38Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19092-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The goal of this paper is to analyze how pedagogical practices of a teacher from the second level at Distrito Federal Kindergarten occur and to identify how the insertion of Science Teaching happens. In order to achieve this, it was made a qualitative research throughout the year of 2016, theoretically based on Franco and Kramer’s ideas. We have analyzed the official documents which regulate Preschool Education and from a semi-structured interview with four active teachers in Preschool Education, we have collected data for analysis.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19092pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons