Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19084
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DanielaSardoteVentura_tcc.pdf634,11 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorVentura, Daniela Sardote-
dc.identifier.citationVENTURA, Daniela Sardote. Experiências educacionais inovadoras: o que move e motiva pais e educadores na busca por práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. 2016. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de investigar como e porque pais e educadores buscam práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Para isso foi feita uma investigação à luz das teorias sobre o que são Práticas Pedagógicas Inovadoras e, posteriormente, recortes de particularidades de escolas consideradas inovadoras. Alguns autores como Ivan Illich (1985), Paulo Freire (2000;2011;2014), Ranciére (2002) e Pacheco (2006;2013) foram fundamentais para referenciar esse trabalho. A metodologia adotada é fundamentada pela utilização de entrevistas semiestruturadas de acordo com a abordagem qualitativa, já que essa combinação possibilita maior flexibilidade nas entrevistas e maior alcance na compreensão da subjetividade presente nos discursos dos sujeitos. Diante da reflexão acerca das entrevistas realizadas, cartografo os discursos dos sujeitos em busca de respostas à questão norteadora “O que move e motiva pais e professores a trabalharem por Práticas Pedagógicas Inovadoras na escola?”, concluímos que há um sentimento que gira em torno destas pessoas, que é a vontade de transformação da educação e o descontentamento com a escola tradicional, por isso suas práticas seguem em direção a uma educação mais sensível e respeitosa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordInovações educacionaispt_BR
dc.subject.keywordAutonomia - educaçãopt_BR
dc.titleExperiências educacionais inovadoras : o que move e motiva pais e educadores na busca por práticas pedagógicas inovadoras nas escolaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-18T18:29:54Z-
dc.date.available2018-01-18T18:29:54Z-
dc.date.submitted2016-08-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19084-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study aims to investigate how and why parents and educators are seeking innovative teaching practices in schools. For such, there was an investigation on the theories to determinate what are Innovative Pedagogical Practices and, later, which schools are considered to have innovative characteristics clippings. Some authors such as Ivan Illich (1985), Paulo Freire (2000; 2011; 2014), Ranciére (2002) and Pacheco (2006, 2013) were key references to this work. The adopted methodology was the use of semi-structured interviews according to qualitative approach. This combination enables greater flexibility in interviews and greater reach in the understanding of subjectivity present in the speeches of the subjects. Given the insights in the interviews, the subjects' speech were transcripted in order to search answers to the main question "What moves and motivates parents and teachers to work for Innovative Pedagogical Practices at school? ". We conclude that there is a feeling that revolves around people, that is the will of transformation of education and the discontent with the traditional school, so their practices follow toward a more sensitive and respectful education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons