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https://bdm.unb.br/handle/10483/19083
Título: | As significações da amorosidade em educandos (as) na escolarização de jovens e adultos |
Autor(es): | Rocha, Bárbara Brennda Marques da |
Orientador(es): | Vieira, Maria Clarisse |
Assunto: | Acolhimento institucional Educação de Jovens e Adultos (EJA) Escolarização Professores e alunos |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 18-Jan-2018 |
Referência: | ROCHA, Bárbara Brennda Marques da. As significações da amorosidade em educandos (as) na escolarização de jovens e adultos. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade compreender quais as contribuições que uma alfabetização de jovens e adultos que atua de forma acolhedora (amorosa) reflete na inserção dos alunos e em sua permanência nas classes de EJA, nos movimentos populares, na cidade do Paranoá. A pesquisa investiga de que forma os alfabetizadores criam estratégias para criar um vínculo com os seus educandos, que decidem retomar/iniciar a sua escolarização após muitos anos sem ter contato com uma sala de aula, no intuito de melhorarem sua situação atual, seja econômica ou social. A metodologia escolhida para está pesquisa foi à pesquisa-ação, e o trabalho foi desenvolvido na Escola Classe 03 do Paranoá, no turno noturno, nas classes regulares de EJA onde existe educandos que frequentaram o PROGRAMA DF ALFABETIZADO anteriormente. Para obtermos os resultados desta pesquisa, definimos o perfil dos estudantes e foi realizada uma entrevista com 4 educandas (que participaram do DF ALFABETIZADO). A pesquisa mostra indícios de que o modo que os educadores se relacionam com os seus educandos, isto é, quando há uma relação de amizade, carinho e confiança, são estabelecidos vínculos afetivos que contribuem para que estes educandos permaneçam na escola. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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