Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19083
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BarbaraBrenndaDaRocha_tcc.pdf667,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As significações da amorosidade em educandos (as) na escolarização de jovens e adultos
Autor(es): Rocha, Bárbara Brennda Marques da
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Acolhimento institucional
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Escolarização
Professores e alunos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: ROCHA, Bárbara Brennda Marques da. As significações da amorosidade em educandos (as) na escolarização de jovens e adultos. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem por finalidade compreender quais as contribuições que uma alfabetização de jovens e adultos que atua de forma acolhedora (amorosa) reflete na inserção dos alunos e em sua permanência nas classes de EJA, nos movimentos populares, na cidade do Paranoá. A pesquisa investiga de que forma os alfabetizadores criam estratégias para criar um vínculo com os seus educandos, que decidem retomar/iniciar a sua escolarização após muitos anos sem ter contato com uma sala de aula, no intuito de melhorarem sua situação atual, seja econômica ou social. A metodologia escolhida para está pesquisa foi à pesquisa-ação, e o trabalho foi desenvolvido na Escola Classe 03 do Paranoá, no turno noturno, nas classes regulares de EJA onde existe educandos que frequentaram o PROGRAMA DF ALFABETIZADO anteriormente. Para obtermos os resultados desta pesquisa, definimos o perfil dos estudantes e foi realizada uma entrevista com 4 educandas (que participaram do DF ALFABETIZADO). A pesquisa mostra indícios de que o modo que os educadores se relacionam com os seus educandos, isto é, quando há uma relação de amizade, carinho e confiança, são estabelecidos vínculos afetivos que contribuem para que estes educandos permaneçam na escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons