Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19058
Título: | O uso do computador na EJA como potencializador do processo de alfabetização e letramento no contexto do projeto de inclusão digital do GENPEX |
Autor(es): | Justo, Dayane Magalhães Martins |
Orientador(es): | Vieira, Maria Clarisse |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Inclusão digital Tecnologia na educação Alfabetização Letramento |
Data de publicação: | 17-Jan-2018 |
Referência: | JUSTO, Dayane Magalhães Martins. O uso do computador na EJA como potencializador do processo de alfabetização e letramento no contexto do projeto de inclusão digital do GENPEX. 2017. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso abrange uma reflexão sobre a inserção das novas tecnologias na alfabetização de jovens e adultos (EJA) no Brasil. A pesquisa teve como objetivos verificar a relevância da alfabetização de EJA auxiliada pelo uso do computador na escola, além de estabelecer o perfil do aluno que atua nessa modalidade de ensino. A investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica e de campo, descritiva e interpretativa, com dados empíricos, por meio de entrevista semiestruturada, da construção de texto coletivo e da utilização do computador como instrumento de intervenção. O instrumento utilizado foi aplicado aos alunos da modalidade de EJA atuantes na Escola Ipê Amarelo1, localizada na região administrativa do Paranoá/DF. Como resultado, obteve-se que os alunos entrevistados têm consciência da importância das TIC´s na vida cotidiana, percebendo que são instrumentos que vão aprimorar seus conhecimentos, possibilitando a melhoria das condições de ascensão na profissão ou a busca de uma melhor oportunidade. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA, percebe-se a persistência destes em estar na escola e continuar a trajetória estudantil que um dia foi interrompida por inúmeros fatores. Portanto, o projeto de inclusão digital viabilizou a construção de uma sociedade justa, crítica e com sujeitos competentes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons