Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19058
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DayaneMagalhaesMartinsJusto.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do computador na EJA como potencializador do processo de alfabetização e letramento no contexto do projeto de inclusão digital do GENPEX
Autor(es): Justo, Dayane Magalhães Martins
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Inclusão digital
Tecnologia na educação
Alfabetização
Letramento
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: JUSTO, Dayane Magalhães Martins. O uso do computador na EJA como potencializador do processo de alfabetização e letramento no contexto do projeto de inclusão digital do GENPEX. 2017. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso abrange uma reflexão sobre a inserção das novas tecnologias na alfabetização de jovens e adultos (EJA) no Brasil. A pesquisa teve como objetivos verificar a relevância da alfabetização de EJA auxiliada pelo uso do computador na escola, além de estabelecer o perfil do aluno que atua nessa modalidade de ensino. A investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica e de campo, descritiva e interpretativa, com dados empíricos, por meio de entrevista semiestruturada, da construção de texto coletivo e da utilização do computador como instrumento de intervenção. O instrumento utilizado foi aplicado aos alunos da modalidade de EJA atuantes na Escola Ipê Amarelo1, localizada na região administrativa do Paranoá/DF. Como resultado, obteve-se que os alunos entrevistados têm consciência da importância das TIC´s na vida cotidiana, percebendo que são instrumentos que vão aprimorar seus conhecimentos, possibilitando a melhoria das condições de ascensão na profissão ou a busca de uma melhor oportunidade. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA, percebe-se a persistência destes em estar na escola e continuar a trajetória estudantil que um dia foi interrompida por inúmeros fatores. Portanto, o projeto de inclusão digital viabilizou a construção de uma sociedade justa, crítica e com sujeitos competentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons