Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19058
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DayaneMagalhaesMartinsJusto.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Maria Clarisse-
dc.contributor.authorJusto, Dayane Magalhães Martins-
dc.identifier.citationJUSTO, Dayane Magalhães Martins. O uso do computador na EJA como potencializador do processo de alfabetização e letramento no contexto do projeto de inclusão digital do GENPEX. 2017. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso abrange uma reflexão sobre a inserção das novas tecnologias na alfabetização de jovens e adultos (EJA) no Brasil. A pesquisa teve como objetivos verificar a relevância da alfabetização de EJA auxiliada pelo uso do computador na escola, além de estabelecer o perfil do aluno que atua nessa modalidade de ensino. A investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica e de campo, descritiva e interpretativa, com dados empíricos, por meio de entrevista semiestruturada, da construção de texto coletivo e da utilização do computador como instrumento de intervenção. O instrumento utilizado foi aplicado aos alunos da modalidade de EJA atuantes na Escola Ipê Amarelo1, localizada na região administrativa do Paranoá/DF. Como resultado, obteve-se que os alunos entrevistados têm consciência da importância das TIC´s na vida cotidiana, percebendo que são instrumentos que vão aprimorar seus conhecimentos, possibilitando a melhoria das condições de ascensão na profissão ou a busca de uma melhor oportunidade. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA, percebe-se a persistência destes em estar na escola e continuar a trajetória estudantil que um dia foi interrompida por inúmeros fatores. Portanto, o projeto de inclusão digital viabilizou a construção de uma sociedade justa, crítica e com sujeitos competentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordInclusão digitalpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.titleO uso do computador na EJA como potencializador do processo de alfabetização e letramento no contexto do projeto de inclusão digital do GENPEXpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T20:26:29Z-
dc.date.available2018-01-17T20:26:29Z-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19058-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons