Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Maria Clarisse | - |
dc.contributor.author | Justo, Dayane Magalhães Martins | - |
dc.identifier.citation | JUSTO, Dayane Magalhães Martins. O uso do computador na EJA como potencializador do processo de alfabetização e letramento no contexto do projeto de inclusão digital do GENPEX. 2017. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso abrange uma reflexão sobre a inserção das novas tecnologias na alfabetização de jovens e adultos (EJA) no Brasil. A pesquisa teve como objetivos verificar a relevância da alfabetização de EJA auxiliada pelo uso do computador na escola, além de estabelecer o perfil do aluno que atua nessa modalidade de ensino. A investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica e de campo, descritiva e interpretativa, com dados empíricos, por meio de entrevista semiestruturada, da construção de texto coletivo e da utilização do computador como instrumento de intervenção. O instrumento utilizado foi aplicado aos alunos da modalidade de EJA atuantes na Escola Ipê Amarelo1, localizada na região administrativa do Paranoá/DF. Como resultado, obteve-se que os alunos entrevistados têm consciência da importância das TIC´s na vida cotidiana, percebendo que são instrumentos que vão aprimorar seus conhecimentos, possibilitando a melhoria das condições de ascensão na profissão ou a busca de uma melhor oportunidade. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA, percebe-se a persistência destes em estar na escola e continuar a trajetória estudantil que um dia foi interrompida por inúmeros fatores. Portanto, o projeto de inclusão digital viabilizou a construção de uma sociedade justa, crítica e com sujeitos competentes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.title | O uso do computador na EJA como potencializador do processo de alfabetização e letramento no contexto do projeto de inclusão digital do GENPEX | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T20:26:29Z | - |
dc.date.available | 2018-01-17T20:26:29Z | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19058 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|