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https://bdm.unb.br/handle/10483/19052
Título: | Subjetividade e aprendizagem : a necessidade do diálogo família-escola |
Autor(es): | Neves, Mairla Machado |
Orientador(es): | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado |
Assunto: | Subjetividade - educação Família e escola Educação - participação dos pais Aprendizagem |
Data de apresentação: | 28-Nov-2017 |
Data de publicação: | 17-Jan-2018 |
Referência: | NEVES, Mairla Machado. Subjetividade e aprendizagem: a necessidade do diálogo família-escola. 2017. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a discussão sobre a dimensão subjetiva nos processos de ensino-aprendizagem e a relação da família nesses processos, pautando-se numa perspectiva dialógica de educação. Para isso, os objetivos específicos se configuram da seguinte maneira: (1) identificar temas e abordagens no campo da subjetividade relacionando-a a participação familiar em consonância com a esfera escolar, e compreender como a escola (aqui representada pela figura do educador) tem se portado diante desta temática, por meio de um levantamento sobre os trabalhos que a Universidade de Brasília tem produzido em nível de graduação. (2) Analisar e comparar duas salas de aula cujos professores tenham posturas diferenciadas em relação ao reconhecimento da subjetividade na aprendizagem. (3) Compreender como a postura dialógica do educador pode colaborar para um processo de ensino aprendizagem pleno. A pesquisa fundamenta-se em dois momentos: O primeiro, numa análise documental de monografias visando à compreensão do que se tem entendido por subjetividade, família e escola numa perspectiva integral, e como este conhecimento é compreendido na prática. No segundo momento, o trabalho busca, por meio de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, elucidar e comparar duas realidades distintas vivenciadas no período de estágio obrigatório da autora. São duas observações participantes que permeiam o campo da atuação de professores da Rede pública do Distrito Federal. O estudo comparativo levou em conta as práticas pedagógicas e as percepções dos educandos. Os Resultados caracterizam práticas dialógicas e não-dialógicas, demonstrando que a postura pedagógica baseada em práticas não-dialógicas, com pouca ou nenhuma aproximação familiar, está relacionada à maior ocorrência de exclusão e patologização de crianças do ensino fundamental. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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