Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19052
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MairlaMachadoNeves.pdf463,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Subjetividade e aprendizagem : a necessidade do diálogo família-escola
Autor(es): Neves, Mairla Machado
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Subjetividade - educação
Família e escola
Educação - participação dos pais
Aprendizagem
Data de apresentação: 28-Nov-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: NEVES, Mairla Machado. Subjetividade e aprendizagem: a necessidade do diálogo família-escola. 2017. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a discussão sobre a dimensão subjetiva nos processos de ensino-aprendizagem e a relação da família nesses processos, pautando-se numa perspectiva dialógica de educação. Para isso, os objetivos específicos se configuram da seguinte maneira: (1) identificar temas e abordagens no campo da subjetividade relacionando-a a participação familiar em consonância com a esfera escolar, e compreender como a escola (aqui representada pela figura do educador) tem se portado diante desta temática, por meio de um levantamento sobre os trabalhos que a Universidade de Brasília tem produzido em nível de graduação. (2) Analisar e comparar duas salas de aula cujos professores tenham posturas diferenciadas em relação ao reconhecimento da subjetividade na aprendizagem. (3) Compreender como a postura dialógica do educador pode colaborar para um processo de ensino aprendizagem pleno. A pesquisa fundamenta-se em dois momentos: O primeiro, numa análise documental de monografias visando à compreensão do que se tem entendido por subjetividade, família e escola numa perspectiva integral, e como este conhecimento é compreendido na prática. No segundo momento, o trabalho busca, por meio de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, elucidar e comparar duas realidades distintas vivenciadas no período de estágio obrigatório da autora. São duas observações participantes que permeiam o campo da atuação de professores da Rede pública do Distrito Federal. O estudo comparativo levou em conta as práticas pedagógicas e as percepções dos educandos. Os Resultados caracterizam práticas dialógicas e não-dialógicas, demonstrando que a postura pedagógica baseada em práticas não-dialógicas, com pouca ou nenhuma aproximação familiar, está relacionada à maior ocorrência de exclusão e patologização de crianças do ensino fundamental.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons