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dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorNeves, Mairla Machado-
dc.identifier.citationNEVES, Mairla Machado. Subjetividade e aprendizagem: a necessidade do diálogo família-escola. 2017. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal analisar a discussão sobre a dimensão subjetiva nos processos de ensino-aprendizagem e a relação da família nesses processos, pautando-se numa perspectiva dialógica de educação. Para isso, os objetivos específicos se configuram da seguinte maneira: (1) identificar temas e abordagens no campo da subjetividade relacionando-a a participação familiar em consonância com a esfera escolar, e compreender como a escola (aqui representada pela figura do educador) tem se portado diante desta temática, por meio de um levantamento sobre os trabalhos que a Universidade de Brasília tem produzido em nível de graduação. (2) Analisar e comparar duas salas de aula cujos professores tenham posturas diferenciadas em relação ao reconhecimento da subjetividade na aprendizagem. (3) Compreender como a postura dialógica do educador pode colaborar para um processo de ensino aprendizagem pleno. A pesquisa fundamenta-se em dois momentos: O primeiro, numa análise documental de monografias visando à compreensão do que se tem entendido por subjetividade, família e escola numa perspectiva integral, e como este conhecimento é compreendido na prática. No segundo momento, o trabalho busca, por meio de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, elucidar e comparar duas realidades distintas vivenciadas no período de estágio obrigatório da autora. São duas observações participantes que permeiam o campo da atuação de professores da Rede pública do Distrito Federal. O estudo comparativo levou em conta as práticas pedagógicas e as percepções dos educandos. Os Resultados caracterizam práticas dialógicas e não-dialógicas, demonstrando que a postura pedagógica baseada em práticas não-dialógicas, com pouca ou nenhuma aproximação familiar, está relacionada à maior ocorrência de exclusão e patologização de crianças do ensino fundamental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSubjetividade - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.subject.keywordEducação - participação dos paispt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleSubjetividade e aprendizagem : a necessidade do diálogo família-escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T20:10:46Z-
dc.date.available2018-01-17T20:10:46Z-
dc.date.submitted2017-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19052-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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