Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19044
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_KarolineMoreiraDeAraujo_tcc.pdf660,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A literatura como prática pedagógica na Educação Infantil
Autor(es): Araújo, Karoline Moreira de
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Literatura
Interação social em crianças
Educação de crianças
Práticas pedagógicas
Crianças - formação
Crianças - imaginário
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 14-Jul-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: ARAÚJO, Karoline Moreira de. A literatura como prática pedagógica na Educação Infantil. 2017. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho se constitui em um estudo de caso sobre a interação de crianças, professores da Educação Infantil em práticas pedagógicas que envolvem a literatura. Levando em consideração que o contato com a literatura acontece desde muito antes da entrada da criança na escola, sendo visto como um momento prazeroso, mas que possui um papel significativo nas relações que a criança estabelece com o mundo real e imaginário, e assim considera-se que o contato com a obra literária tem impacto no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Seguindo essa ideia, neste estudo pretendi compreender como a literatura ganha valor, sendo trabalhada como prática pedagógica. Neste contexto, o presente trabalho se baseia em um estudo de caso que tem como foco central, o uso da literatura como prática que repercute nas interações dentro e fora de sala no contexto da Educação Infantil, verificar como um educador possibilita sua prática docente com a literatura e a relação disso com os documentos legais. O estudo apoiou-se na realização da prática docente do estágio supervisionado, desenvolvida com uma turma de pré-escolar, especificamente o 2º período, constituída por 22 crianças, em uma escola de Educação Infantil da rede pública na cidade de Planaltina-DF. O resultado diz respeito às práticas realizadas e as mudanças nas interações durante um ano letivo, durante as atividades que partiam da escolha de uma história (literatura).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons