Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19044
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_KarolineMoreiraDeAraujo_tcc.pdf660,4 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorAraújo, Karoline Moreira de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Karoline Moreira de. A literatura como prática pedagógica na Educação Infantil. 2017. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se constitui em um estudo de caso sobre a interação de crianças, professores da Educação Infantil em práticas pedagógicas que envolvem a literatura. Levando em consideração que o contato com a literatura acontece desde muito antes da entrada da criança na escola, sendo visto como um momento prazeroso, mas que possui um papel significativo nas relações que a criança estabelece com o mundo real e imaginário, e assim considera-se que o contato com a obra literária tem impacto no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Seguindo essa ideia, neste estudo pretendi compreender como a literatura ganha valor, sendo trabalhada como prática pedagógica. Neste contexto, o presente trabalho se baseia em um estudo de caso que tem como foco central, o uso da literatura como prática que repercute nas interações dentro e fora de sala no contexto da Educação Infantil, verificar como um educador possibilita sua prática docente com a literatura e a relação disso com os documentos legais. O estudo apoiou-se na realização da prática docente do estágio supervisionado, desenvolvida com uma turma de pré-escolar, especificamente o 2º período, constituída por 22 crianças, em uma escola de Educação Infantil da rede pública na cidade de Planaltina-DF. O resultado diz respeito às práticas realizadas e as mudanças nas interações durante um ano letivo, durante as atividades que partiam da escolha de uma história (literatura).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.subject.keywordInteração social em criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - imagináriopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - livros e leiturapt_BR
dc.titleA literatura como prática pedagógica na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T18:50:56Z-
dc.date.available2018-01-17T18:50:56Z-
dc.date.submitted2017-07-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19044-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons