Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19042
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunaEvelinFilgueiras_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A escola e a família monoparental feminina na contemporaneidade
Autor(es): Filgueiras, Bruna Evelin Souza
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Família
Família e escola
Educação
Data de apresentação: 1-Nov-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: FILGUEIRAS, Bruna Evelin Souza. A escola e a família monoparental feminina na contemporaneidade. 2017. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A família sempre foi presente na escola desde longas datas, na maioria das vezes, confiando plenamente a educação de seus filhos, parceria esta ainda presente nos dias atuais. Todavia na contemporaneidade, a família apresenta um novo comportamento, não mais constituída apenas de pai, mãe e filhos. Diante deste quadro este estudo visa compreender a relação escola e família monoparental feminina e sua participação no cotidiano da escola. Para isso foram realizadas entrevistas em uma escola pública com sua diretora e duas professoras. Também foi realizado um questionário com filhos oriundos dessa instituição familiar, sendo assim constitui-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. A partir do referencial teórico desenvolvido, foi possível expor diferentes conceitos acerca da família e educação, comprovando a existência da diversidade presente no mundo contemporâneo. Os resultados constatam que essa instituição familiar tem grande presença na escola e pode, assim como as outras, se tornar uma grande aliada, se realizado um trabalho conjunto.
Abstract: Family has always been present in school life, most of the time, completely relying on the education of their children; a partnership that is held until this day. However, in the present time, family portrays a new structure, not necessarily consisting of father, mother and children. Given this framework, this study aims at understanding the ties that link the school to the female single-parent family structure and their participation in their children's daily life at school. With this purpose, an investigative study of qualitative nature was carried out through interviews and polls with children from the afore mentioned family structure. From the theoretical framework developed, it is possible to present different concepts about family and education, proving an existing diversity in the contemporary world. The results show that this family institution has major presence in their children's school life and can, just as the other family structures, become a great ally if a joint work is carried out.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons