Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19028
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlineGrippiLira.pdf360,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios de contextos educacionais inclusivos : estratégias pedagógicas em foco
Autor(es): Lira, Aline Grippi
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Inclusão escolar
Práticas pedagógicas
Professores e alunos
Data de publicação: 16-Jan-2018
Referência: LIRA, Aline Grippi. Desafios de contextos educacionais inclusivos: estratégias pedagógicas em foco. 2017. x, 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Ambientes inclusivos podem possuir contextos de dificuldade e desafios, dentro desse ambiente temos a postura e posição do professor, com suas estratégias para cada situação. As estratégias pedagógicas que o professor da turma inclusiva investigada apresentou, frente a desafios encontrados no ambiente educacional, foi o objeto abordado para a realização da pesquisa. O presente estudo de caso tem por objetivos compreender como ocorrem estratégias pedagógicas diante de desafios de ambientes educacionais inclusivos, reunir informações a respeito de educação inclusiva, analisar o dia a dia de uma turma inclusiva e analisar o papel e postura do professor diante de desafios encontrados nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente um estudo de caso baseado em relatos de experiências e de observação participativa. A pesquisa foi realizada no ano de 2015, em uma turma inclusiva de 1º ano, composta por uma professora e 16 alunos de 6-7 anos, sendo dois diagnosticados com autismo. A pesquisadora esteve presente ao longo de um ano, trabalhando com a referida turma. O estudo foi alicerçado em dois pensadores, Vygotsky (1991), Vygotsky (2001) e Paulo Freire (1983), Paulo Freire (2005), e aproveita as análises de Mantoan (2003) e Tacca (2006), entre outros para fundamentação teórica. Por meio das estratégias pedagógicas analisadas no trabalho ao longo de um ano letivo: Autoavaliação\autorreflexão, Contextos de ajuda mútua e cooperação, Autonomia do professor e dos alunos e Diálogo, identifica-se que a professora foi capaz de desenvolver estratégias pedagógicas diante dos desafios de um ambiente educacional inclusivo, favorecendo o aprendizado e desenvolvimento da turma como um todo.
Abstract: Inclusive environments may have contexts of difficulty and challenges, within this environment we have the posture and position of the teacher, with their strategies for each situation. The pedagogical strategies that the teacher of the inclusive class investigated presented, faced with challenges found in the educational environment, was the object approached for the accomplishment of the research. The present case study aims to understand how pedagogical strategies occur in the face of challenges of inclusive educational environments, gather information about inclusive education, analyze the day to day of an inclusive class and analyze the role and posture of the teacher in face of challenges encountered in this context. This is a qualitative research, more specifically a case study based on reports of experiences and participatory observation. The research was conducted in the year 2015, in an inclusive class of 1 year, composed by a teacher and 16 students aged 6-7, two of whom were diagnosed with autism. The researcher was present for a year, working with the referred group. The study was based on two thinkers, Vygotsky (1991), Vygotsky (2001) and Paulo Freire (1983), Paulo Freire (2005), and takes advantage of the analysis of Mantoan (2003) and Tacca (2006), among others for theoretical foundation. Through the pedagogical strategies analyzed in the work during a school year: Self-evaluation\self-reflection, Contexts of mutual help and cooperation, Autonomy of teacher and students and Dialogue, identifies that the teacher was able to develop pedagogical strategies in the face of challenges of an inclusive educational environment, favoring the learning and development of the class as a whole.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons