Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeandroEustaquioOliveira.pdf387 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre as teorias curriculares e os pressupostos teóricos do currículo em movimento do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Leandro Eustaquio
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Currículo escolar
Práticas pedagógicas
Escolas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: OLIVEIRA, Leandro Eustaquio. A relação entre as teorias curriculares e os pressupostos teóricos do currículo em movimento do Distrito Federal. 2017. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar a relação existente entre as teorias do currículo e os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal, como o conceito e a história do currículo contribuiu para a elaboração dessa proposta curricular. Assim teve por objetivo de definir os princípios das teorias curriculares que estão presentes na construção do currículo como um documento que direciona a prática pedagógica e vida escolar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise documental, feita por meio do estudo das três teorias curriculares e análise do caderno dos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa está relacionado aos estudos sobre currículo e relação que existe entre as teorias e as propostas curriculares. Ao fim desta pesquisa foi possível perceber a importância que as teorias sobre currículo tiveram na elaboração dos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento, e como está relação reflete na prática pedagógica e no cotidiano escolar e interfere diretamente na vida da sociedade que está amplamente envolvida com a construção do currículo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons