Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18645
Título: | A relação entre as teorias curriculares e os pressupostos teóricos do currículo em movimento do Distrito Federal |
Autor(es): | Oliveira, Leandro Eustaquio |
Orientador(es): | Machado, Liliane Campos |
Assunto: | Currículo escolar Práticas pedagógicas Escolas |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 13-Dez-2017 |
Referência: | OLIVEIRA, Leandro Eustaquio. A relação entre as teorias curriculares e os pressupostos teóricos do currículo em movimento do Distrito Federal. 2017. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Esta pesquisa buscou investigar a relação existente entre as teorias do currículo e os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal, como o conceito e a história do currículo contribuiu para a elaboração dessa proposta curricular. Assim teve por objetivo de definir os princípios das teorias curriculares que estão presentes na construção do currículo como um documento que direciona a prática pedagógica e vida escolar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise documental, feita por meio do estudo das três teorias curriculares e análise do caderno dos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa está relacionado aos estudos sobre currículo e relação que existe entre as teorias e as propostas curriculares. Ao fim desta pesquisa foi possível perceber a importância que as teorias sobre currículo tiveram na elaboração dos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento, e como está relação reflete na prática pedagógica e no cotidiano escolar e interfere diretamente na vida da sociedade que está amplamente envolvida com a construção do currículo. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18645 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons