Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18635
Título: | O papel da didática na formação do professor |
Autor(es): | Jesus, Larissa Sales de |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Didática Professores - formação Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 13-Dez-2017 |
Referência: | JESUS, Larissa Sales de. O papel da didática na formação do professor. 2017. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral, refletir sobre o papel da didática na formação dos professores, analisando a sua contribuição na atuação profissional docente e a percepção que os estudantes de licenciaturas e professores tem em relação a disciplina de didática. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário composto por seis questões, que foi destinado a professores da rede pública e privada e estudantes de licenciatura do Distrito Federal. A análise da pesquisa mostrou que a disciplina pode proporcionar ao futuro professor diferentes estratégias de ensino, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Pelo resultado da pesquisa percebeu-se que o que se espera da disciplina é que seja um manual de como ensinar a dar aula e se tornar um bom professor. Porém, qual o real papel da disciplina de didática segundo os autores estudados? Os principais autores que embasaram essa pesquisa foram: Candau (2012), Libâneo (1992), Malheiros (2012), Veiga (2008). Compreende-se então que a disciplina de didática é importante, pois orienta a prática pedagógica do futuro professor preparando-o para alcançar o processo de ensino e aprendizagem. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons