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Título: O papel da didática na formação do professor
Autor(es): Jesus, Larissa Sales de
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Didática
Professores - formação
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: JESUS, Larissa Sales de. O papel da didática na formação do professor. 2017. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral, refletir sobre o papel da didática na formação dos professores, analisando a sua contribuição na atuação profissional docente e a percepção que os estudantes de licenciaturas e professores tem em relação a disciplina de didática. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário composto por seis questões, que foi destinado a professores da rede pública e privada e estudantes de licenciatura do Distrito Federal. A análise da pesquisa mostrou que a disciplina pode proporcionar ao futuro professor diferentes estratégias de ensino, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Pelo resultado da pesquisa percebeu-se que o que se espera da disciplina é que seja um manual de como ensinar a dar aula e se tornar um bom professor. Porém, qual o real papel da disciplina de didática segundo os autores estudados? Os principais autores que embasaram essa pesquisa foram: Candau (2012), Libâneo (1992), Malheiros (2012), Veiga (2008). Compreende-se então que a disciplina de didática é importante, pois orienta a prática pedagógica do futuro professor preparando-o para alcançar o processo de ensino e aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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